sexta-feira, 25 de novembro de 2016

22/11/2016 - Clipping Internacional

22/11/2016 10:42 - Copyleft

22/11/2016 - Clipping Internacional

Sucesso de Trump alimenta populistas europeus. A eleição de Trump tem impulsionado tanto o populismo de direita como o de esquerda na Europa.


Carta Maior
reprodução
MUNDO
 
The Guardian,Inglaterra
Candidato ao gabinete de Trump acidentalmente revela propostas linha-dura antirefugiados. Kris Kobach, secretário de estado de Kansas, foi fotografado entrando em reunião com documentos propondo o registro de muçulmanos do país e o banimento de refugiados sírios.
https://www.theguardian.com/us-news/2016/nov/21/donald-trump-kris-kobach-documents-syria-muslims
 
El País, Espanha





No seu primeiro dia, Trump vai retirar o apoio norte-americano ao tratado comercial do Pacífico. O presidente eleito anuncia o pacote de medidas para os primeiros 100 dias. Não estarão incluídos o muro com o México nem o fim da reforma na saúde de Obama.
http://internacional.elpais.com/internacional/2016/11/22/estados_unidos/1479770909_267101.html
 
Le Monde, França
Na Itália, o primeiro ministro Matteo Renzi está só contra todos. Ele busca evitar sua derrota anunciada no referendo de reforma da Constituição.
http://www.lemonde.fr/europe/article/2016/11/21/en-italie-matteo-renzi-seul-contre-tous_5034982_3214.html
 
The Wall Street Journal, EUA
Donald Trump posicionado para pressionar o México no comércio. Embora uma saída abrupta do acordo de comércio da Nafta seja improvável, o presidente eleito e seus conselheiros já estão anunciando grandes mudanças.
http://www.wsj.com/articles/donald-trump-poised-to-put-pressure-on-nafta-1479746005
 
L’Humanité, França
O sarkozismo é morto. Viva o sarkozismo. Abatidos pela derrota de Nikolas Sarkozy nas primárias da direita na França, seus apoiadores rapidamente encontraram razões para reconforto: a linha ultraliberal e conservadora poderá sobreviver, graças a François Fillon.
http://www.humanite.fr/le-sarkozysme-est-mort-vive-le-sarkozysme-626548
 
The New York Times, EUA
Artigo de Paul Krugman: “Construir? Ele não irá”. Análise sobre o discurso de Trump de que irá investir pesadamente em infraestrutura, o que agrada à esquerda como a Bernie Sanders. Mas Krugman crê ser mais uma trapaça trumpiana.
http://www.nytimes.com/2016/11/21/opinion/build-he-wont.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=opinion-c-col-left-region&region=opinion-c-col-left-region&WT.nav=opinion-c-col-left-region&_r=0
Der Spiegel, Alemanha
Sucesso de Trump alimenta populistas europeus. A eleição de Trump tem impulsionado tanto o populismo de direita como o de esquerda na Europa. A despeito das diferenças ideológicas eles dividem a rejeição à ordem liberal e ao “establishment”. Estarão eles prontos a mudar o mundo?
http://www.spiegel.de/international/world/trump-election-boosts-european-populists-a-1122077.html
 
BBC, Inglaterra
Turquia e União Europeia: o fim de uma parceria?
http://www.bbc.com/news/world-europe-38055357
 
El Telégrafo, Equador
Trump e sua política exterior para Colômbia, Cuba e Venezuela. Artigo de Fernando Casado, analista internacional.
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/punto-de-vista/1/trump-y-su-politica-exterior-en-colombia-cuba-y-venezuela
 
Telesur, Venezuela
Tarifaços, desemprego e pobreza: balanço de uma ano de Macri.
http://www.telesurtv.net/news/Tarifazos-desempleo-y-pobreza-balance-de-un-ano-de-Macri-20161122-0006.html
 
 
BRASIL
 
Página 12, Argentina
Brasil: o maior ajuste do mundo. O prognóstico apocalíptico de Temer é explicado por ele, porque os “números não fecham”. Ele insiste na defesa de projeto para elevar a idade mínima de aposentadoria e outras mudanças no sistema previdenciários, trabalhista e fiscal.
https://www.pagina12.com.ar/4411-el-ajuste-mais-grande-do-mundo
 
Diário de Notícias, Portugal
O primeiro preso da lavajato já saiu da prisão. Alberto Youssef, detido em 2014 e condenado a 122 anos, denunciou meio mundo da política e devolveu 50 milhões de reais à justiça em troca da liberdade. O empresário, que tinha 35 telemóveis, usará pulseira eletrónica até março.
http://www.dn.pt/mundo/interior/o-primeiro-preso-da-lava-jato-ja-saiu-da-prisao-5510481.html
 
Le Monde, França
No Rio de Janeiro o governo estadual não tem mais capacidade de resposta. À crise econômica e social se soma um escândalo político.
http://www.lemonde.fr/economie/article/2016/11/21/au-bresil-l-etat-de-rio-ne-repond-plus_5035077_3234.html
 
The Wall Street Journal, EUA
Ministro das Finanças brasileiro diz que o PIB de 2017 será menor que o esperado. Prevê-se que a economia cairá 3,5 % em 2016 versus a contração de 3,0 % prevista anteriormente.
http://www.wsj.com/articles/brazil-finance-ministry-says-2017-gdp-to-be-lower-than-expected-1479758108
 
Funcionários governamentais dizem que o país necessita uma reforma fiscal para dar confiança aos investidores. O presidente do Banco Central disse que a eleição de Trump com presidente norte-americano traz mais incertezas econômicas.
http://www.wsj.com/articles/brazil-central-bank-chief-says-country-needs-fiscal-reform-to-assure-investors-1479742151
Sputnik News, Russia
Conselho de Ética abre processo contra Geddel. O Conselho de Ética da Presidência da República se reuniu nesta segunda (21) e decidiu por unanimidade abrir investigação sobre a conduta do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, no episódio que levou à demissão de Marcelo Calero do cargo de ministro da Cultura.
https://br.sputniknews.com/brasil/201611216894516-conselho-etica-processo-geddel/
 
El Espectador, Colombia
Começa o processo judicial contra Lula.
http://www.elespectador.com/noticias/elmundo/comienza-el-juicio-contra-lula-da-silva-brasil-articulo-666498
 
The Intercept Brasil, EUA
Lava Jato cria cabo de guerra entre Legislativo e Judiciário
https://theintercept.com/2016/11/21/lava-jato-cria-cabo-de-guerra-entre-legislativo-e-judiciario/
 
RFI, França
A economia brasileira ainda está "convalescente", diz Les Echos. O jornal conservador traz uma matéria de seu correspondente em São Paulo, Thierry Ogier, sobre a economia brasileira, que o jornalista classifica de "convalescente". O repórter destaca que, seis meses após Michel Temer assumir a presidência, uma fraca recuperação está prevista para 2017 e a queda do Produto Interno Bruto neste ano será em torno dos 3%.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20161121-economia-brasileira-ainda-esta-convalescente-diz-les-echos
 
Crise do Rio de Janeiro foi leviandade, pontificou Moreira Franco na França. Presente em Paris nesta segunda-feira (21) para o Fórum Econômico Brasil-França, Moreira Franco (PMDB), secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos, disse que a grave crise econômica que enfrenta o Estado do Rio de Janeiro é resultado de "leviandade" do governo. Falou também de Geddel com um simples “o presidente está tratando da questão”.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20161121-crise-do-rio-e-resultado-de-leviandade-diz-moreira-franco
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário