sexta-feira, 12 de maio de 2017

“Experiência diferenciada”: Juízes alagoanos andam de ônibus para conhecer vida das pessoas

“Experiência diferenciada”: Juízes alagoanos andam de ônibus para conhecer vida das pessoas
Quinta-feira, 11 de maio de 2017

“Experiência diferenciada”: Juízes alagoanos andam de ônibus para conhecer vida das pessoas

As atividades externas do curso de iniciação à magistratura da Justiça Federal de Alagoas terminaram com um exercício para cinco magistrados federais, que deveriam sair do Centro de Maceió para o bairro Barro Duro, onde fica localizado o Fórum Estadual. Acompanhados por um magistrado mais antigo, os juízes federais trataram a “experiência diferenciada” como um passo importante para conhecer melhor a vida dos jurisdicionados. O trajeto entre os pontos leva cerca de 30 minutos.
Segundo o juiz federal Sérgio Brito, magistrado mais antigo que acompanhou os recém ingressados, “a finalidade dessa atividade foi conhecer o trajeto que um jurisdicionado faz para ir em busca dos serviços da justiça”. No fórum estadual, o grupo se dividiu para fazer consultas sobre processos em algumas varas, como forma de simular a rotina dos advogados e das partes.
Nas redes sociais, a experiência dos magistrados em tomar uma simples viagem de ônibus para significar como melhor compreensão da vida das pessoas e dos advogados suscitou ironias, além da constatação de como são distantes da realidade das pessoas, uma vez que pegar um ônibus é “novidade”. 
A iniciativa revela a profunda distância das partes, advogados da pessoa que julga suas aflições e pedidos judiciais, uma vez que tem que apresentar um ônibus para quem está nas cortes. Experiências pessoais são importantes para compreender melhor a perspectiva do indivíduo, mas limitar ela a uma ida de ônibus para um fórum, algo comum à gigantesca maioria das pessoas, traz a dimensão do vazio na imaginação do que é, para a magistratura, a experiência do povo. 

Fonte: Justificando

Nenhum comentário:

Postar um comentário