domingo, 18 de junho de 2017

Operação da Polícia Federal Argentina encontra dezenas de objetos nazistas em Buenos Aires


Operação da Polícia Federal Argentina encontra dezenas de objetos nazistas em Buenos Aires


Também foram encontradas múmias egípcias, fósseis e peças arqueológicas chinesas. Autoridades dizem que material seria destinado ao mercado clandestino.
Por Bruno Leal | Agência Café História
Uma ação da Polícia Federal Argentina (PFA) apreendeu no último sábado, 10 de junho, dezenas de objetos nazistas. A operação “Oriente Próximo”, capitaneada pelo Ministério de Segurança Nacional, localizou o material em três ações, duas em um centro comercial na localidade de Vicente López e uma terceira em uma fazenda situada em San Isidro, todas na província de Buenos Aires.
Bustos de Hitler, esculturas da águia imperial, caixas, móveis, punhais, ampulhetas e outras memorabílias da época do Terceiro Reich estão entre os objetos. Os agentes federais também encontraram dezenas de múmias egípcias de cerca de 3000 mil anos, fósseis e diversas peças arqueológicas chinesas que constam na “Lista Vermelha”, como é chamada a relação dos bens culturais roubados elaborada pela UNESCO. A imprensa argentina classifica a descoberta como a maior do gênero realizada no país até hoje.

bens-nazistas
Parte dos objetos nazistas apreendidos pela Polícia Federal. Foto: Twitter do Ministério Seguridade.

Néstor Roncaglia, chefe da Polícia Federal Argentina, explicou à imprensa que “este é o resultado de uma investigação do departamento encarregado de proteger e recuperar bens culturais. O material, de origem ilegal, estava escondido atrás de uma parede falsa.” A Ministra da Segurança Nacional, Patricia Bullrich, também comentou o caso: “Estamos comovidos, é muito impressionante encontrar estas peças originais com simbologia nazista, simbologia de uma época trágica da história”. Na operação, uma pessoa foi presa pelo crime de contrabando de obras de arte e peças arqueológicas.
Autoridades encarregadas do caso acreditam que boa parte do material não seja roubado, mas removido ou pilhado de seus países de origem, destinado a um mercado clandestino. Os itens apreendidos estão sob tutela legal e assim vão permanecer até que sejam devolvidos aos países de origem. Quanto aos objetos nazistas, especificamente, Bullrich comentou que eles serão levados para o Museu do Holocausto da capital argentina.
Com informações de TN e El Nueve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário