segunda-feira, 3 de julho de 2017

Ao lado de Temer, premiê da Noruega cobra solução para corrupção no Brasil

Ao lado de Temer, premiê da Noruega cobra solução para corrupção no Brasil


Depois das críticas de Erna Solberg, Temer tomou a palavra e declarou que visitaria o 'Parlamento brasileiro' e se encontraria com o 'rei da Suécia', quando na verdade visitou o Parlamento da Noruega e se reuniu com o rei norueguês, Harald V
A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, criticou a corrupção no Brasil e disse estar preocupada com a operação Lava Jato e questões ambientais no país. A declaração se deu durante encontro oficial com Michel Temer em Oslo nesta sexta-feira (23/06).
A premiê afirmou em nome de seu país que “estamos preocupados com a Lava Jato e é preciso fazer uma limpeza e encontrar uma solução”. Solberg ainda disse que o Brasil vive uma época de “desafios” e “turbulência” e que está “preocupada com forças que querem reduzir” a proteção ambiental no país.
No encontro, a chefe de Estado confirmou que haverá um corte de quase R$ 200 milhões no envio de auxílio financeiro da Noruega para o Fundo Amazônia. O corte havia sido anunciado ontem pelo governo norueguês, que é o maior doador do fundo internacional para a preservação da Amazônia, e é a expressão concreta da insatisfação de Oslo com o aumento do desmatamento no Brasil no último ano.
Beto Barata / PR

'Estamos preocupados com a Lava Jato e é preciso fazer uma limpeza e encontrar uma solução', declarou Erna Solberg, primeira-ministra da Noruega

Em carta pública, diplomatas brasileiros defendem eleições para 'restabelecimento do pacto democrático'

'Back in the USSR': Planalto divulga viagem de Temer para a 'República Socialista Federativa Soviética da Rússia'

Brasil, um pária das Relações Internacionais

 
Depois das críticas de Solberg, Temer tomou a palavra e declarou que visitaria o “Parlamento brasileiro” e se encontraria com o “rei da Suécia”, quando na verdade visitou o Parlamento da Noruega e se reuniu com o rei norueguês, Harald V.
Em resposta à primeira-ministra, Temer afirmou que, no Brasil, "as instituições funcionam com regularidade extraordinária". "A democracia é algo plantado formalmente pela Constituição e praticada na realidade", disse o presidente que chegou ao poder por meio da destituição de Dilma Rousseff em 2016.
O peemedebista ainda disse que governa com “muito apoio do Congresso Nacional” e que “não é sem razão que as medidas tomadas são amparadas pela Constituição, prestigiadas e incentivadas pelo governo”. 
Temer ainda foi alvo de protestos em Oslo. Diante do prédio em que houve o encontro dos dois líderes, manifestantes seguravam placas em inglês com frases como “respeito à democracia”, “respeito aos indígenas” e “respeito aos direitos humanos”.
Para jornalistas brasileiros, Temer minimizou os efeitos do corte anunciado pela premiê e afirmou que “eles colaboram enormemente para o Fundo Amazônia; as explicações dadas por mim e pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, deixaram claro que há uma revisão desses aspectos”.
Agência Efe

Manifestantes protestam contra Temer em Oslo (23/06)

Nenhum comentário:

Postar um comentário