CONGRESSO DO CENTRO CELSO FURTADO
"INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO: A NOVA ONDA DA INDÚSTRIA 4.0 E O FUTURO DO BRASIL"
19/07/2018 10:52
Que possibilidade existe de ter acesso à tecnologia da civilização industrial, escapando à lógica do atual sistema de divisão internacional do trabalho? Como ter acesso à tecnologia moderna sem deslizar em formas de dependência que limitam a autonomia de decisão e frustram o objetivo de homogeneização social?
Celso Furtado, A superação do subdesenvolvimento, 1993.
O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento realiza nos dias 9 e 10 de agosto de 2018, no Rio de Janeiro, o congresso “INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO: A NOVA ONDA DA INDÚSTRIA 4.0 E O FUTURO DO BRASIL”.
Em todo o mundo anuncia-se a Quarta Revolução Industrial como aquela que vem proporcionando um salto de produtividade no sistema capitalista, com impactos profundos no mundo do trabalho, tanto nos países avançados como nas economias periféricas. Se o Brasil conseguiu, com o modelo de substituição de importações e políticas desenvolvimentistas, o catching up da segunda revolução industrial, desde o final do século XX o processo de desindustrialização e reprimarização tem impedido sua economia de acompanhar a evolução ocorrida em outras partes do mundo.
Para discutir o futuro do país diante da nova revolução industrial, o Centro Celso Furtado reunirá grandes especialistas que debaterão estas questões:
— o que é a Indústria 4.0?
— o que vêm fazendo os países desenvolvidos e em desenvolvimento para efetivar essa revolução?
— como tornar a Indústria 4.0 uma janela de oportunidades para o desenvolvimento do Brasil?
— como o parque produtivo nacional pode se aproximar da fronteira tecnológica internacional?
As diversas mesas do congresso abrangerão desde o impacto da Quarta Revolução Industrial no mundo do trabalho, até os setores industriais brasileiros de vanguarda, como a energia elétrica e nuclear, o petróleo, a aeronáutica, os fármacos e medicamentos.
Na abertura do congresso o professor Luciano Coutinho pronunciará uma conferência magna sobre “O impacto da Indústria 4.0 na estrutura produtiva nacional”.
No encerramento, a conferência magna estará a cargo do embaixador Celso Amorim, que discorrerá sobre “A Quarta Revolução Industrial, a Geopolítica Mundial e o Brasil”.
Em seguida, será exibido o filme “Livre pensar — cinebiografia de Maria da Conceição Tavares”, com a presença do cineasta, José Mariani.
Serviço
Programação e formulário de inscrição obrigatória: www.centrocelsofurtado.org.br
Dias 9 e 10 de agosto de 2018
Local: Clube de Engenharia – Edifício Edison Passos
Av. Rio Branco, 124, 20º andar (Auditório) – Centro, Rio de Janeiro
Metrô: Estação Carioca
VLT: Estação Sete de Setembro e Estação Colombo
Mais informações: congresso@centrocelsofurtado.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário