segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Comitê da ONU informa que vai comunicar violação de tratado internacional do Brasil


03 DE SETEMBRO DE 2018, 21H57

Comitê da ONU informa que vai comunicar violação de tratado internacional do Brasil

Vice-presidente do Comitê de Direitos Humanos disse em entrevista que considera a decisão do TSE de barrar a candidatura de Lula como "lamentável" e que configura violação de tratado internacional

Foto: ONU
O Brasil violou um tratado internacional ao barrar a candidatura à presidência do ex-presidente Lula através da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proferida na última sexta-feira (31). Essa é a interpretação de Sarah Cleveland, vice-presidente do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em entrevista ao jornal Estadão, Cleveland afirmou que a decisão do TSE como “lamentável” e informou que o Comitê deverá comunicar o Brasil oficialmente sobre a violação.
“A ação do Brasil é muito lamentável. O Comitê de Direitos Humanos considera a falha em cumprir com as medidas cautelares como uma violação ao Protocolo Adicional e, se a situação continuar como tal, o Comitê comunicará isso ao governo em seu devido tempo”, afirmou.
A determinação do comitê da ONU para que o Brasil mantivesse os direitos políticos do ex-presidente Lula foi a principal argumentação dos advogados do PT na sessão do TSE que impugnou a candidatura.
Nesta segunda-feira (3), o candidato a vice na chapa de Lula, Fernando Haddad, informou que o PT entrará com recursos no Supremo Tribunal Federal (STF) e também na própria ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário