terça-feira, 6 de novembro de 2018

Folha desmente boato de que Lula seja sócio majoritário do jornal

06 DE NOVEMBRO DE 2018, 17H40

Folha desmente boato de que Lula seja sócio majoritário do jornal

O boato surgiu como retaliação das denúncias de caixa dois que o jornal fez na campanha do então candidato Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução
A Folha de S.Paulo desmentiu, nesta terça-feira (6), o boato que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria um dos seus principais acionistas: “Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 52% das ações da Folha de S.Paulo”, afirmou.
O jornal afirma ainda que “a Folha é editada pela Empresa Folha da Manhã S.A., que pertence 100% à família Frias de Oliveira”.
A notícia foi mais uma das várias fake news que circularam na internet durante as eleições. Ela surgiu como retaliação da denúncia de caixa dois que o jornal fez na campanha do então candidato Jair Bolsonaro (PSL).
Reportagem de Patrícia Campos Mello, publicada em 18 de outubro, revelou que um grupo de empresários – entre eles Luciano Hang, dono da Havan – está contratando empresas para disparar fake news contra o PT para a campanha de Bolsonaro. A prática é ilegal, pois se trata de doação de campanha por empresas, vedada pela legislação eleitoral, e não declarada.
Sobre o fato, o jornal afirma ainda:
“Fundada em 1921, a Folha foi comprada em 1962 pelos empresários Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho. Em 1991, os dois sócios se separaram, e a família Frias tornou-se a única proprietária da empresa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário