06 DE NOVEMBRO DE 2018, 17H40
Folha desmente boato de que Lula seja sócio majoritário do jornal
O boato surgiu como retaliação das denúncias de caixa dois que o jornal fez na campanha do então candidato Jair Bolsonaro
A Folha de S.Paulo desmentiu, nesta terça-feira (6), o boato que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria um dos seus principais acionistas: “Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 52% das ações da Folha de S.Paulo”, afirmou.
O jornal afirma ainda que “a Folha é editada pela Empresa Folha da Manhã S.A., que pertence 100% à família Frias de Oliveira”.
A notícia foi mais uma das várias fake news que circularam na internet durante as eleições. Ela surgiu como retaliação da denúncia de caixa dois que o jornal fez na campanha do então candidato Jair Bolsonaro (PSL).
Reportagem de Patrícia Campos Mello, publicada em 18 de outubro, revelou que um grupo de empresários – entre eles Luciano Hang, dono da Havan – está contratando empresas para disparar fake news contra o PT para a campanha de Bolsonaro. A prática é ilegal, pois se trata de doação de campanha por empresas, vedada pela legislação eleitoral, e não declarada.
Sobre o fato, o jornal afirma ainda:
“Fundada em 1921, a Folha foi comprada em 1962 pelos empresários Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho. Em 1991, os dois sócios se separaram, e a família Frias tornou-se a única proprietária da empresa.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário