terça-feira, 30 de abril de 2019

Para UNE, decisões do MEC mostram que governo é inimigo da Educação

Para UNE, decisões do MEC mostram que governo é inimigo da Educação

Publicado em 30 abril, 2019 4:28 pm
Marianna Dias: “A gente não cansa de se surpreender com a capacidade que esse governo tem de tomar as decisões pautadas sempre na retaliação”. Foto: reprodução YouTube
Do jornal O Globo:
A União Nacional dos Estudantes (UNE) vai emitir um comunicado orientando Diretórios Centrais dos Estudantes e Centros Acadêmicos das universidades a convocar assembleias estudantis em resposta à ofensiva do governo contra as instituições de ensino superior.
O ministro da educação, Abraham Weintraub, afirmou que vai cortar verba de universidades que tiverem “baixo desempenho” e fizerem “balbúrdia”. Para a presidente da entidade, Marianna Dias, o governo é “inimigo da educação” e a medida é uma retaliação à resistência dos estudantes ao presidente Jair Bolsonaro.
Marianna Dias, presidente da UNE, falou com o jornal O Globo.
Qual a visão da UNE sobre as declarações recentes do ministro de promover cortes nas universidades que fizerem “balbúrdia” e tiverem baixo desempenho?
A gente não cansa de se surpreender com a capacidade que esse governo tem de tomar as decisões pautadas sempre na retaliação. Ele escolheu as universidades que na opinião dele têm “balbúrdia”, ou ações com que ele não concorda, para cortar verba. Bolsonaro e o ministro da educação sinalizam que as universidades que não seguirem sua cartilha serão retaliadas. É uma sinalização de que a partir do momento que as universidades se tornam um local de resistência às políticas do governo, ele vai desestabilizar e descontruir esse espaços. O ministro está falando de grandes universidades, tradicionais e históricas, como a UNB, A UFF e a UFBA, que tiveram tradição de excelência. Isso mostra que ele não tem conhecimento do que é a universidade na sua completude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário