quinta-feira, 22 de agosto de 2019

O “privatiza tudo” de Bolsonaro


O “privatiza tudo” de Bolsonaro

Jair Bolsonaro disse hoje que “estuda privatizar tudo” no Brasil.
— Estuda tudo. Tudo o governo estuda. Precisamos nos preparar para qualquer coisa. Estuda privatizar qualquer coisa no Brasil. Tudo é estudado, tudo é levantado, tudo é discutido. Você vai ter que analisar custo benefício, o que é bom para o Brasil e o que não é.
Não excluiu, claro, a Petrobras, afirmando que quando Paulo Guedes lhe trouxer a proposta vai analisar.
Alguém aí consegue imaginar Jair Bolsonaro analisando as condições de venda de algo deste tamanho?
O que está “em estudo”, apenas, é como driblar a exigências legais para vender empresas – o Supremo fixou que empresas criadas por lei precisam de lei que autorize a venda -, a capacidade de diversas delas, deficitárias ou endividadas, de atraírem compradores nestes tempos bicudos na economia internacional, sobretudo capitalizando-as, como tentou fazer com a Eletrobras.
Não é tão simples. Ontem mesmo caiu a Medida Provisória que se destinava a injetar R$ 3,5 bi na Eletrobras, ficando para ser decidido em projeto de lei como se prepararia a venda da empresa. É sinal que, ao contrário dos planos do Governo, não sai este ano e, ainda assim, a receita tenha de ser repartida com os estados.
O mais provável é que os planos sigam na toada que vêm tendo até agora: vender aos pedaços, depenando as estatais de seus ativos mais rentáveis.
E subvalorizados, por duas razões: a situação da economia internacional não está favorável a investimentos de longo prazo e para fazer negócios com o Brasil, só mesmo a preço de banana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário