terça-feira, 13 de outubro de 2020

O desastre da dívida sem saída, por Michael Roberts

 

O desastre da dívida sem saída, por Michael Roberts

Brasil e Índia verão seus níveis de dívida soberana subirem para 90% do PIB no final do próximo ano e se aproximarem de 100% do PIB em 2022

Shona Banu Begum, 55, mora em um vilarejo em Bangladesh com seu filho, nora e dois netos. A pandemia de Covid-19 e o subsequente ciclone Amphan tiraram todas as oportunidades de trabalho que restaram. (Fahad Kaizer / ONU Mulheres)
Sugestão de Wilton Cardoso
O desastre da dívida sem saída
Por Michael Roberts
Do blog do autor

A reunião semestral do FMI-Banco Mundial começa esta semana. Anteriormente, o FMI deu início ao show com um aviso de que os países pobres do mundo estão caminhando para uma catástrofe com a crise pandêmica, levando à inadimplência das dívidas que seus governos e empresas têm com investidores e bancos no ‘norte global’.

De acordo com o FMI, cerca de metade das Economias de Baixa Renda (LIEs) estão agora em risco de default da dívida. A dívida do “mercado emergente” em relação ao PIB aumentou de 40% para 60% nesta crise.

E há pouco espaço para aumentar os gastos do governo para aliviar o golpe. Os países “em desenvolvimento” estão em uma posição muito mais fraca em comparação com a crise financeira global de 2008-09. Em 2007, 40 países emergentes e de renda média tiveram um superávit fiscal do governo central combinado igual a 0,3% do produto interno bruto, de acordo com o FMI. No ano passado, eles registraram um déficit fiscal de 4,9% do PIB. O déficit governamental de ‘MEs’ na Ásia passou de 0,7 por cento do PIB em 2007 para 5,8 por cento em 2019; na América Latina, aumentou de 1,2% do PIB para 4,9%; e os EMs europeus passaram de um superávit de 1,9 por cento do PIB para um déficit de 1 por cento.

Por exemplo, o Brasil agora tem um déficit governamental consolidado de 15% do PIB. A da Índia é de 13%. Ambos os países verão seus níveis de dívida soberana subirem para 90% do PIB no final do próximo ano e se aproximarem de 100% do PIB em 2022.

A economista-chefe do Novo Banco Mundial, Carmen Reinhart, alertou que o sul global enfrenta “uma onda sem precedentes de crises de dívida e reestruturações”.   Reinhart disse: “em termos de cobertura, dos países que serão engolfados, estamos em níveis nunca vistos nem mesmo na década de 1930”.   As dívidas de empresas não financeiras nos 30 maiores mercados emergentes aumentaram para 96 ​​por cento do produto interno bruto no primeiro trimestre deste ano, mais do que o montante da dívida corporativa nas economias avançadas, a 94 por cento do PIB, de acordo com o IIF.

Nos próximos dois anos, as 30 principais economias emergentes enfrentarão o nível mais alto de dívidas vincendas, tanto privadas quanto públicas.

E assim, esses países pobres serão forçados a aumentar ainda mais a dívida para lidar com a crise pandêmica e fazer frente aos pagamentos da dívida existente. No entanto, Reinhart argumentou que “enquanto a doença está em alta, o que mais você vai fazer? Primeiro você se preocupa em lutar na guerra, depois descobre como pagar por isso. ”

Isso foi irônico vindo de alguém que é mais conhecido por seu trabalho com o colega economista de Harvard Kenneth Rogoff sobre os danos econômicos infligidos pelos altos níveis de endividamento ao longo da história. Em seu famoso (infame?) Livro, This time is different, eles argumentaram que os altos níveis de dívida pública eram insustentáveis ​​e os governos teriam que aplicar ‘austeridade fiscal’ para reduzi-los ou enfrentar um colapso bancário e da dívida.

Pior ainda, grande parte da dívida é denominada em dólares americanos e, à medida que essa moeda hegemônica se valorizou como um ‘porto seguro’, o ônus do reembolso aumentará para as economias dominadas do ‘sul’. O nível de dívida corporativa em ‘moeda forte’ dos mercados emergentes é significativamente maior agora do que em 2008. De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira de outubro de 2019 do FMI, a dívida externa média dos mercados emergentes e países de renda média aumentou de 100 por cento do PIB em 2008 para 160 por cento do PIB em 2019.

Os investidores capitalistas e os bancos agora não estão mais investindo em ações e títulos do “sul global” – com exceção da China. Portanto, o fluxo de capital privado secou para financiar a dívida existente.

Como resultado, as moedas dos principais mercados emergentes mergulharam em relação ao dólar e a outras moedas “fortes”, tornando ainda mais difícil o pagamento de dívidas.

Esta crise da dívida iminente apenas agrava o impacto da queda pandêmica no sul global. Em seu relatório para a reunião semestral, o Banco Mundial estima que a pandemia levará entre 88 milhões e 115 milhões de pessoas à extrema pobreza este ano, que o banco define como viver com menos de US $ 1,90 por dia ( um limiar pateticamente baixo de qualquer maneira) .

Mais de 80% das pessoas que cairão na pobreza extrema este ano estão em países de “renda média”, sendo o sul da Ásia a região mais atingida, seguida pela África Subsaariana. “ É provável que vejamos pessoas que antes escapavam da pobreza caindo de volta para ela, assim como pessoas que nunca foram pobres caindo na pobreza pela primeira vez”, disse Carolina Sánchez-Páramo, diretora da divisão de pobreza e patrimônio do banco. “Mesmo sob a premissa otimista de que, após 2021, o crescimento volte às taxas históricas. . . os efeitos empobrecedores da pandemia serão vastos ”, disse o Banco Mundial.

A economia global deverá contrair entre 5 e 8 por cento este ano em uma base per capita, e isso colocaria os níveis de pobreza de volta aos níveis de 2017, desfazendo três anos de progresso na melhoria dos padrões de vida, estimou o Banco Mundial.

O progresso na redução da pobreza estava diminuindo antes da pandemia, de acordo com o relatório. Cerca de 52 milhões de pessoas em todo o mundo saíram da pobreza entre 2015 e 2017, mas a taxa de redução da pobreza diminuiu para menos de meio ponto percentual ao ano durante esse período, após reduções de cerca de 1 por cento ao ano entre 1990 e 2015.

O que também fica claro no relatório é que toda a redução nas taxas de pobreza desde 1990 ocorreu na Ásia, em particular no Leste Asiático, e em particular na China. Retire a China e haverá pouca ou nenhuma melhoria na pobreza absoluta em 30 anos.

Quase 7 por cento da população mundial viverá com menos de US $ 1,90 por dia até 2030, disse o relatório, em comparação com uma meta de menos de 3 por cento sob os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Na tentativa de evitar a inadimplência iminente, uma moratória do serviço da dívida foi aprovada pelo G20 e vai até o final deste ano. O FMI também forneceu cerca de US $ 31 bilhões em financiamento de emergência para 76 países, incluindo 47 dos mais pobres sob o Catastrophe Containment and Relief Trust. A maioria desses países tinha alta dependência econômica das exportações de uma única mercadoria ou do turismo e sofreu uma clássica apreensão de financiamento externo e colapso econômico quando a Covid-19 entrou em colapso.

Mas principalmente é tudo conversa; com discursos como os do chefe do FMI Georgieva e Reinhart no Banco Mundial. Como diz a Oxfam em um novo relatório devastador sobre a desigualdade e a falta de serviços públicos e direitos dos trabalhadores, “ os programas de emergência têm se concentrado em fechar as enormes lacunas de financiamento do orçamento e da balança de pagamentos produzidas por colapsos de receita relacionados ao coronavírus e em permitir mais espaço para saúde e gastos limitados com proteção social para enfrentar a crise. ” E os “relatórios globais, regionais e nacionais do FMI já estão alertando sobre a necessidade de ‘consolidação fiscal’, isto é, austeridade, para reduzir o peso da dívida uma vez que a pandemia tenha sido contida”.

Praticamente todos os documentos de empréstimos de emergência nacionais enfatizam a necessidade de os governos tornarem os gastos com o vírus anticorrona temporários e tomar medidas de ajuste fiscal para reduzir os déficits após a pandemia. Por exemplo, em junho de 2020, o FMI concordou com um programa de empréstimo de US $ 5,2 bilhões de 12 meses com o Egito, que detalhou uma meta de superávit orçamentário primário para o ano fiscal 2020/21 de 0,5% para permitir gastos relacionados à pandemia do coronavírus, mas exigiu que fosse restaurado ao superávit primário pré-crise de 2% no ano fiscal de 2021/22. O FMI também está vinculado a grandes cortes nos gastos com saúde, que deixaram os países mal preparados para a crise.

O Banco Mundial prometeu US $ 160 bilhões em financiamento de emergência nos próximos 15 meses e defendeu o alívio da dívida de outros credores, mas até agora se recusou a cancelar qualquer dívida devida a ele, apesar dos países de baixa renda reembolsarem US $ 3,5 bilhões ao Banco Mundial em 2020. A análise da Oxfam mostra que apenas 8 dos 71 projetos de saúde COVID-19 do Banco Mundial incluíam quaisquer medidas para reduzir as barreiras financeiras ao acesso aos serviços de saúde, embora vários desses projetos reconheçam o alto gasto direto com saúde como uma questão importante . Essas despesas levam milhões de pessoas à falência a cada ano e as excluem do tratamento.

A única forma eficaz de evitar a inadimplência é cancelar as dívidas dos países pobres com bancos e multinacionais. Mas essa é a única política que não vai acontecer.

A Jubilee Debt Campaign (JDC) pediu ao FMI que vendesse parte de seu estoque de ouro para cobrir os pagamentos da dívida dos países mais pobres do mundo nos próximos 15 meses. O JDC disse que vender menos de 7% do ouro do FMI geraria um lucro de US $ 12 bilhões, o que é suficiente para cancelar as dívidas dos 73 países mais pobres até o final de 2021 e ainda deixar a organização com sede em Washington com US $ 26 bilhões a mais em ouro do que no início do ano. O JDC e outros também pediram uma nova emissão de Direitos Especiais de Saque (SDR), na verdade dinheiro internacional, para financiar os países pobres. Ambas as sugestões foram rejeitadas.

Reinhart lamenta que “No nível do país, no nível multilateral, no nível do G7, quem tem o financiamento para preencher todas as grandes lacunas fiscais que foram criadas ou exacerbadas pela pandemia?”   Resposta: não há

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

ASSINE AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário