sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Informativo da Fundação Editora da Unesp

 

Ano 5 | Nº 242 | 05/02/2021

Pesquisador investiga presença da esquerda nas forças armadas brasileiras


É realmente bom para a democracia que os militares fiquem longe da política? Ou seria melhor reconhecer que as forças políticas estão tão presentes nos meios militares quanto nos demais setores da sociedade? Pois em Militares e militância: Uma relação dialeticamente conflituosa – 2ª edição revista e ampliada, Paulo Ribeiro da Cunha vai além desta questão, ao defender a tese de que se reconheça e legitime a presença histórica da esquerda nas Forças Armadas Brasileiras. Ele analisa o longo período de militância dos militares de esquerda no país, dividindo-o entre a fase da “insurreição” – do fim do século 19, com os “republicanistas radicais”, até 1945 – e a fase de intervenção dos militares nas grandes causas nacionais, que se estende até 1964. Esta edição ganha um inédito preâmbulo em que o autor, ancorado na sua larga perspectiva histórica, foca o papel assumido pelos militares no governo Bolsonaro, tendo como arco temporal o primeiro semestre de 2019.


Clássicos do Catálogo: Monadologia e sociologia, de Gabriel Tarde

Acostumou-se a pensar a sociologia a partir dos olhos de Émile Durkheim, seu “pai fundador”. Porém, ao adotar este prisma, pode-se perder uma visão divergente que tem muito a acrescentar ao debate sociológico, levantada pelo francês Jean-Gabriel Tarde, de quem trazemos, na seção Clássicos do Catálogo desta semanaMonadologia e sociologia: e outros ensaios. O volume teve organização do pesquisador Eduardo Viana Vargas.


A construção do mundo histórico nas ciências humanas ganha nova tiragem

Com base inicial formada pelos ensaios sobre a delimitação das Ciências Humanas, A construção do mundo histórico nas ciências humanas, de Wilhelm Dilthey, ganhou nova tiragem. Esta obra possui caráter fragmentário, já que uma boa parte dos textos mais importantes do autor nunca foi concluída e, hoje, se assemelham a caminhos que se interrompem de repente ou que apresentam possibilidades de uma continuidade jamais realizada. As lacunas existentes nesta obra, que também já estavam presentes em Introdução às ciências humanas, publicado em 1883, pode ser reconhecida pelo uso das reticências e “etc.”, representantes dos pensamentos incompletos do autor.


Bruno Zolotar traz tendências do marketing para o mercado editorial

Em um mundo acelerado pelas novas tecnologias, o conceito de marketing se ampliou e furou as bordas do tradicional: o profissional precisa dominar inúmeras ferramentas, antigas e, sobretudo, novas, para criar um plano de marketing adequado ao seu produto editorial e público-alvo. E é justamente para compartilhar sua experiência nesta área, ampliando vendas e fortalecendo a marca no mercado, que o diretor de Marketing e Vendas da Rocco, Bruno Zolotar, ministra o curso on-line da Universidade do Livro Marketing 360 graus para o mercado editorial. Nele, Zolotar traz dicas preciosas sobre os caminhos para implantação de estratégias efetivas para atingir as metas desejadas. As aulas acontecem de 26 de fevereiro a 21 de maio de 2021.


John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil

O tema principal da obra do crítico de arte inglês John Ruskin foi uma teoria da percepção, cujo objetivo era o ensino do desenho considerado como parte da política industrial londrina do século XIX. No Brasil, podemos encontrar a influência do trabalho de Ruskin no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Béthencourt da Silva), que tinha como sócio honorário o escritor Rui Barbosa, leitor de Ruskin. Muitas das ideias ruskinianas influenciaram o método de ensino do desenho no Liceu, que pretendia transformar a cidade do Rio de Janeiro em uma obra de arte. Neste livro, Claudio Silveira do Amaral abre a possibilidade para a revisão das experiências arquitetônicas brasileiras baseadas na concepção da estética ruskiniana, procurando problematizar e rediscutir os alicerces teóricos de nossa sociedade industrial.

Faça aqui o download gratuito deste livro 

No Blog

Aventuras na História recomenda A Revolução Argelina

A revista Aventuras da História incluiu o livro A Revolução Argelina, de Mustafa Yasbek, numa lista de 15 obras fundamentais para entender a história do continente africano. "A África é o terceiro continente mais extenso do mundo e o segundo mais populoso", escrevem.

451 indica lançamentos de Adorno e Burke no Listão

A revista Quatro Cinco Um, dedicada à divulgação de lançamentos e resenhas no mercado editorial brasileiro, trouxe em sua edição de fevereiro, na seção Listão, dois títulos da Editora Unesp: os livros Indústria cultural, de Theodor W. Adorno, e O polímata, de Peter Burke.

Digestivo Cultural destaca obra introdutória à ética

O site Digestivo Cultural destacou o livro Ética: Uma brevíssima introdução, de Simon Blackburn. "Este livro combina profundidade, rigor e apuro estilístico para abordar as principais questões que tensionam o debate de temas como nascimento, morte, felicidade,  trazendo à reflexão o próprio significado da vida.”

Continue lendoContinue lendoContinue lendo
Universidade do Livro
Todos os cursos com 15% de desconto

Material didático e novas tecnologias: Design Instrucional (EaD)
9 de fevereiro a 1º de junho de 2021

Gramática para preparadores e revisores de texto (EaD)
24 de fevereiro a 28 de abril de 2021
Leia +Leia +
Marketing 360 graus para o mercado editorial (EaD)
26 de fevereiro a 21 de maio de 2021

Produção editorial (EaD)
5 de março a 11 de junho de 2021

Leia +Leia +
Preparação e revisão: o trabalho com o texto (EaD)
11 de março a 20 de maio de 2021
Os textos que vendem o livro: da orelha aos metadados (EaD)
12 de março a 7 de maio de 2021
Leia +Leia +
Cursos on-line permanentes

Tópicos da Gramática da Língua Portuguesa em cursos rápidos,
com início imediato, ministrados pelo renomado professor
Francisco Marto de Moura (Chico Moura).


Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário