Deputados europeus querem explicações sobre o Brasil
Postado em 31 de maio de 2016 às 6:32 pm
Do Estadão:
Um dia depois de pedir à Comissão Europeia a suspensão das negociações entre o Mercosul e a União Europeia (UE) por conta do afastamento da presidente Dilma Rousseff, um grupo de deputados europeus pedirá uma reunião com a embaixadora do Brasil em Bruxelas, Vera Machado, para expressar a posição do parlamentares e ouvir explicações sobre o que está ocorrendo no País.
O pedido será feito pelo vice-presidente da Delegação UE-Mercosul do Parlamento Europeu, o deputado Xabier Benito, e deve chegar até o posto diplomático brasileiro ainda nesta quarta-feira. Segundo o Estado apurou com sua assessoria, a crise política no Brasil foi alvo de um amplo debate nesta terça-feira entre deputados do Bloco de Esquerda, dentro do Parlamento.
A decisão do grupo de 34 deputados foi a de manter a pressão, liderada pelo partido espanhol Podemos.
Além de expressar a posição do grupo contrário aos acontecimentos políticos no Brasil, os deputados vão querer ouvir da embaixadora Vera Machado o que vem sendo realizado para garantir que o processo esteja dentro das regras constitucionais. O chanceler José Serra já havia circulado um telegrama a todos os postos no exterior para que expliquem às forças políticas locais que não existiu um golpe no Brasil e que o processo é Constitucional.
Às vésperas dos primeiros encontros de Serra com negociadores comerciais em Paris nesta semana, o grupo de deputados enviou uma carta à chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini. O documento, obtido pelo Estado, insiste que o governo de Michel Temer “carece de legitimidade”. “Tendo em vista a situação política no Brasil, temos dúvidas de que este processo tem a legitimidade democrática necessária para um acordo de tal magnitude”, aponta o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário