domingo, 2 de abril de 2017

Governo Temer reproduz atos da ditadura militar contra imprensa, diz Fernando Morais; veja vídeo

Governo Temer reproduz atos da ditadura militar contra imprensa, diz Fernando Morais; veja vídeo


Jornalista comparou repressão à imprensa durante ditadura aos dias de hoje e afirmou que governo do presidente Michel Temer (PMDB) exerce política de 'violência visível' contra jornalistas
O jornalista e escritor Fernando Morais defendeu a liberdade de imprensa e criticou as ações do presidente Michel Temer (PMDB), em um evento organizado pelo PT na semana passada. No seminário “O que a Lava Jato tem feito pelo Brasil”, Morais comparou o panorama atual com a época da ditadura militar no Brasil.
“O governo do postiço Michel Temer vem reproduzindo de maneira quase decalcada o que a ditadura militar fez”, afirmou Morais, referindo-se à censura e intimidação sofrida por jornalistas durante a ditadura, mesmo após o processo de abertura política iniciado no governo do general Ernesto Geisel (1974-1979). Morais, que atuou como jornalista naquela época, declarou que o direito à liberdade de expressão é o “direito da sociedade de se informar da maneira mais plural possível”.
Ricardo Stuckert

Jornalista e escritor Fernando Morais criticou ações de Temer contra imprensa em seminário organizado pelo PT

Charge do Carvall: O pacto entre crença e a Imprensa

EBC demite e censura coordenador de jornalismo após Agência Brasil cobrir ato do MTST em São Paulo

Brasil vota contra resolução de direitos humanos na ONU em defesa de medidas de austeridade de Temer

 
O jornalista citou o corte de verbas de publicidade de empresas estatais como uma das primeiras medidas do presidente contra a imprensa independente, além da política de “violência visível” contra jornalistas. Entre os exemplos mencionados, Morais destacou o caso do jornalista Breno Altman, fundador de Opera Mundi, e o de Eduardo Guimarães, responsável pelo Blog da Cidadania, que foram levados coercitivamente para depor na Polícia Federal por ordem do juiz Sérgio Moro.
“Eu tive a honra de ter sido interrogado como testemunha de defesa de Breno. Duas semanas atrás, como não havia nada, nenhuma acusação, era só uma tentativa de intimidação, o que aconteceu? O Breno foi absolvido”, disse. “Michel Temer conseguiu transformar a Polícia Federal, que é um órgão respeitabilíssimo, numa tropa de ‘Tonton Macoutes’”, afirmou, referindo-se à força paramilitar haitiana, criada em 1959, sob ordem de François Duvalier.
Veja na íntegra a exposição de Fernando Morais durante o seminário “O que a Lava Jato tem feito pelo Brasil”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário