terça-feira, 13 de junho de 2017

Em vídeo, ex-presidente mexicano diz a Trump que país não vai pagar 'pela porra de um muro'


Em vídeo, ex-presidente mexicano diz a Trump que país não vai pagar 'pela porra de um muro'


'Donald, sob nenhuma circunstância nós iremos pagar por esse monumento burro, inútil e racista', diz Vicente Fox, que governou México entre 2000 e 2006, sobre proposta de Trump de barreira entre países
O ex-presidente do México Vicente Fox (2000-2006) gravou um vídeo para uma página sat do Facebook em que diz ao mandatário norte-americano Donald Trump que os mexicanos não irão pagar pela “porra de um muro”.
A construção da barreira entre EUA e México foi uma promessa de campanha de Trump, que ainda afirmou que os mexicanos pagariam pelos custos da obra.
“Como ex-presidente do México eu quero falar diretamente com você, o atual presidente do Colégio Eleitoral dos Estados Unidos (sic), porque nós precisamos deixar uma coisa clara entre os nossos países. E não vai ser a porra de um muro. Donald, sob nenhuma circunstância nós iremos pagar por esse monumento burro, inútil e racista”, afirma Fox no vídeo.
Reprodução

'Você vai construir um muro de 25 bilhões de dólares que pode ser derrotado por uma escada de 25 dólares?', questiona Fox no vídeo
O ex-presidente vai além e diz que “baixou da dark web” um plano para superar o muro. “Os ‘bad hombres’ ficaram mais sofisticados desde então. Eles estão até compartilhando planos na internet. Olhe esse esquema que eu baixei da “dark web”. É uma escada, Einstein. Você vai construir um muro de 25 bilhões de dólares que pode ser derrotado por uma escada de 25 dólares? Seja honesto, Donald, esse muro não irá impedir ninguém que realmente quer cruzar a fronteira”, afirmou.
Fox é um dos críticos mais ferrenhos de Trump, já tendo, inclusive, gravado outros vídeos contra o norte-americano.

Rússia nega que míssil que abateu voo MH17 tenha sido lançado de áreas separatistas da Ucrânia

Encontro com Kabengele Munanga aborda trajetória do antropólogo congolês; assista

Ataque saudita a hospital no Iêmen foi 'injustificado', diz MSF em relatório sobre bombardeios

 
Veja a íntegra do vídeo (em inglês) e, abaixo, a transcrição em português:
“México não irá pagar pela porra do muro”
Uma mensagem para Donald Trump do ex-presidente do México Vincent Fox.
Olá, Donald. Sou eu, Vicente. Falando com você do México, onde os melhores tacos são feitos. [mostra um taco bowl] Na verdade, esses são uma merda. Eles nem são mexicanos. Porque a tigela é feita de tortilla? Apenas coma uma porra de um taco.
Como ex-presidente do México, eu quero falar diretamente com você, o atual presidente do Colégio Eleitoral dos Estados Unidos, porque nós precisamos deixar uma coisa clara entre os nossos países. E não vai ser a porra de um muro. Donald, sob nenhuma circunstância nós iremos pagar por esse monumento burro, inútil e racista.
Eu sei que quando você teve a ideia todos os especialistas acharam que iria funcionar. Mas os “bad hombres” ficaram mais sofisticados desde então. Eles estão até compartilhando planos na internet. Olhe esse esquema que eu baixei da “dark web”. É uma escada, Einstein. Você vai construir um muro de 25 bilhões de dólares que pode ser derrotado por uma escada de 25 dólares? Seja honesto, Donald, esse muro não irá impedir ninguém que realmente quer cruzar a fronteira. Ele só irá tornar seu país mais fraco, mais pobre e menos respeitado pelo resto do mundo.
Agora que você sabe que o muro não vai funcionar, você pode usar o dinheiro para outra coisa, como esta água. Por 25 bilhões de dólares, você pode fornecer água limpa e potável para o planeta inteiro durante três anos. Isso não é um legado melhor do que um muro de ódio sem sentido?
É claro que eu sei que você não é um grande fã de água porque você está sempre bebendo Coca-Cola diet, o que por sinal, não está funcionando. Então aqui estão algumas outras opções para os 25 bilhões: você poderia acabar com a fome mundial por um ano. Você poderia contratar 50 mil professores por uma década. Ou pagar pelo ensino superior de 250 mil estudantes.
E olhe para essas especificações de design que você colocou: o muro deve ter no mínimo 18 pés de altura e 6 pés de largura, e parecer agradável para o lado norte-americano. Donald, qual é, cara? Qual seria o sentido de pagarmos por algo bonito, se nós nem poderíamos vê-lo?  Seria a mesma coisa de se casar com uma modelo que nem ao menos dorme na mesma cidade que você.
[mostra a foto de uma criança]
Garoto bonito, hã? Você sabe quem é? É você. Antes de se tornar você. Donald, ao invés de construir o muro, construa uma ponte através dos oceanos do tempo e caminhe de volta para encontrar esse pequeno garoto. E diga a ele que só porque seu pai não o ama, não significa que ele não pode amar o mundo. Bem, eu tenho que ir. Eu tenho um dia cheio pra não ser odiado pela vasta maioria do meu país. Do svidaniya, comrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário