terça-feira, 18 de julho de 2017

Boletim do NPC


Boletimdo NPC

14 de julho de 2017
NOTÍCIAS DO NPC

NPC lança livro sobre experiências de lutas operárias

NOTÍCIAS DO NPC

Comunicação e poder popular em debate

NOTÍCIAS DO NPC

NPC participa do I Encontro Latino Americano de Comunicação Comunitária

NOTÍCIAS DO NPC

NPC lança plataforma de comunicação via Whatsapp

    CHARGE DE SEMANA


ARTIGOS

Reforma trabalhista: por que os trabalhadores aceitaram calados?

ENTREVISTAS

Brasil injusto e sem empregos decentes

RADIOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO SINDICAL

Sindicato lança o SisejufeApp: conectados somos mais fortes

A COMUNICAÇÃO QUE QUEREMOS

Dissertação sobre comunicação popular estuda jornal Terra Sem Males

NPC INFORMA

Sílvia Federici no Museu da Maré

NPC INFORMA

UFBA será palco aberto para conferência de Angela Davis

DE OLHO NA HISTÓRIA

Brasil do passado e do presente

DE OLHO NO MUNDO

Governo do Uruguai avança na implementação da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual

DE OLHO NA VIDA

A condenação de Lula

[Por Luis Felipe Miguel/Facebook - 12.07.17] Sergio Moro cumpriu o script. Um dos espetáculos jurídicos mais grotescos da história, tão aberrante que só encontra equivalentes nas piores ditaduras, avança no rumo esperado. O protagonista desta história é um retrato quase perfeito do triste Brasil de hoje. É um pigmeu moral que detém um poder que está em completo desacordo com sua capacidade de exercê-lo. Covarde, afina diante de suas vítimas; mas, por escrito, sentindo-se garantido por seus protetores, fala grosso. Subserviente diante da elite à qual fantasia pertencer, é truculento com aqueles que julga que são seus inferiores sociais. Sobra-lhe em prepotência o que lhe falta em caráter e também em inteligência e competência profissional. Que a nossa classe média tenha escolhido este sujeito como seu messias é uma demonstração de quão vivo permanecem seus traços distintivos, que sempre foram uma força negativa na história do Brasil: o ódio aos pobres, o medo de uma ascensão social, por pequena que seja, que reduza a distância que a separa deles, o apego feroz aos próprios privilégios, mesmo que à custa de negar direitos aos outros. Há muito a criticar em Lula e no lulismo. Mas não há dúvida de que, quaisquer que sejam seus erros, ele está sendo perseguido por seus acertos. O juiz Moro não tem mais do que um triplex e um pedalinho para indicar nos autos. Mas o que ele está condenando é o compromisso com a erradicação da miséria e o exemplo de que um proletário pode governar.
DE OLHO NA VIDA

A nova classe do setor de serviços e a uberização da força de trabalho

DE OLHO NA MÍDIA

Do manual do ativista escaldado – Parte 3

DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

A censura no Brasil veste toga

MEMÓRIA

Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985)

PROPOSTA DE PAUTA

Privatização das telecomunicações: vantagem pra quem?

[Por Luisa Santiago] Em meados da década de 90, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Congresso Nacional aprovou a quebra do monopólio estatal no setor de telecomunicações brasileiro, condição que era garantida pela Constituição Federal de 1988. Esse foi um passo decisivo que abriu as portas para os processos de privatização do setor. Diversos movimentos se organizaram contra esse projeto, mas o governo foi adiante. Um dos principais argumentos em defesa da privatização era o de que ela geraria concorrência e, consequentemente, faria com que as empresas oferecessem aos consumidores um serviço de melhor qualidade. A realidade, no entanto, é bem diferente do discurso. Hoje, em 2017, 23 anos depois do início do processo de privatização, o serviço oferecido pelas operadoras de telefonia e internet é de péssima qualidade e causa diversos transtornos aos usuários. Vejamos o nosso caso, por exemplo. O Núcleo Piratininga de Comunicação é formado por jornalistas, estudantes, programadores visuais, comunicadores populares e pesquisadores de diferentes estados do Brasil. Atuamos junto a sindicatos que estão igualmente em vários estados diferentes. Produzimos comunicação, notícia, informação. Nosso trabalho - como o de muitos companheiros -, hoje, depende do bom funcionamento da internet. No entanto, estamos há seis meses numa luta diária para conseguir receber um serviço de qualidade no centro da cidade do Rio de Janeiro. Mas se era pra privatizar para melhorar o serviço porque tão pouca qualidade e um preço tão alto? A quem serviu esse discurso e esse processo? Quem ganha diariamente com ele? Os consumidores, com certeza, não são.
HOMENAGENS

Morre a professora Ecléa Bosi

DICAS

Minissérie apresenta vida da primeira escritora mexicana

PÉROLAS

Por Ousmane Semène, considerado o pai do cinema africano

PÉROLAS

Por Jézio Hernani Bomfim

PÉROLAS

Por Charlie Beckett

Edição 341
Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Índice
Receba o Boletim NPC
E-mail
Nome
Cidade
Estado
NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação
Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895
www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br
Equipe
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti e Eric Fenelon
Colaboraram nesta edição: Katia Marko (RS), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário