sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Boletim do NPC


Boletimdo NPC

4 de agosto de 2017
NOTÍCIAS DO NPC

NPC participa de atividades do Cursinho Popular Vito Giannotti, em São Paulo

NOTÍCIAS DO NPC

Espaço Gramsci recebe o jornalista Beto Almeida para papo sobre a Venezuela

NPC INFORMA

Catálogo ‘Intelectuais Negras Visíveis’ está disponível para download gratuito

NPC INFORMA

PACS lança publicação sobre o legado das Olimpíadas

A COMUNICAÇÃO QUE QUEREMOS

Pesquisa avalia jornalismo digital independente da América Latina

RADIOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO SINDICAL

Sindicato lança cartilha sobre saúde do trabalhador

DE OLHO NA MÍDIA

Do manual do ativista escaldado – Parte 6

DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

Após processos, políticos repassam propriedade de rádios para familiares

PROPOSTA DE PAUTA

Qual é o papel da mídia na naturalização da violência contra a mulher?

DE OLHO NA VIDA

MPT-DF notifica EBC por assédio moral

DE OLHO NO MUNDO

Em defesa da Venezuela

[Por Boaventura de Sousa Santos] A Venezuela vive um dos momentos mais críticos da sua história. Acompanho crítica e solidariamente a revolução bolivariana desde o início. As conquistas sociais das últimas duas décadas são indiscutíveis. Para o provar basta consultar o relatório da ONU de 2016 sobre a evolução do índice de desenvolvimento humano. (...) A morte prematura de Hugo Chavez em 2013 e a queda do preço do petróleo em 2014 causou um abalo profundo nos processos de transformação social então em curso. A liderança carismática de Chavez não tinha sucessor, a vitória de Nicolas Maduro nas eleições que se seguiram foi por escassa margem, o novo presidente não estava preparado para tão complexas tarefas de governo e a oposição (internamente muito dividida) sentiu que o seu momento tinha chegado, no que foi, mais uma vez, apoiada pelos EUA, sobretudo quando em 2015 e de novo em 2017 o Presidente Obama considerou a Venezuela como uma “ameaça à segurança nacional dos EUA”, uma declaração que muita gente considerou exagerada, se não mesmo ridícula, mas que, como explico adiante, tinha toda a lógica (do ponto de vista dos EUA, claro). (...) Para compreendermos por que provavelmente não haverá saída não violenta para a crise da Venezuela temos de saber o que está em causa no plano geoestratégico global. O que está em causa são as maiores reservas de petróleo do mundo, existentes na Venezuela. Para os EUA é crucial para o seu domínio global manter o controle das reservas de petróleo do mundo. | Leia o texto completo.
MEMÓRIA

Argentina: juízes são condenados à prisão perpétua por cumplicidade com a ditadura

Quatro juízes federais foram condenados à prisão perpétua por terem sido cúmplices da ditadura militar na Argentina. A sentença, ocorrida no dia 26 de julho, na província de Mendoza, foi transmitida ao vivo por rádios comunitárias e pela internet no site da Farco – Agência de Notícias do Fórum Argentino de Rádios Comunitárias. Rolando Evaristo Carrizo, Guillermo Petra Recabarren, Luis Miret y Otilio Roque Romano foram condenados por garantir que dezenas torturas, sequestros e assassinatos passassem impunes durante ditadura. Os juízes atuaram até 2011, o que expõe a dificuldade de condenação de civis que participaram ativamente da repressão. O processo durou mais de três anos e terminou, também, com a condenação, com diferentes penas, de outros funcionários do Estado, entre policiais, carcereiros e membros de forças armadas que participaram da repressão. Em entrevista às rádios comunitárias, concedida no Tribunal Federal, o fiscal Dante Veja apontou que a condenação foi histórica por constatar a responsabilidade dos diversos setores que faziam parte do aparelho de repressão estatal, não apenas dos militares. “Além disso, abarca um período que vai desde antes da ditadura, passa pelo período autoritário e chega, inclusive, à etapa democrática. Significa dizer que houve terrorismo de Estado antes e depois do golpe, como vínhamos afirmando”, disse. [Com informações da Associação Latinoamericana de Educação Radiofônica – ALER]
ENTREVISTAS

Ocupações apontam relação entre golpe, corrupção e latifúndio, diz dirigente do MST

ARTIGOS

Globo E CIA: Unidos pelo Brazil, contra o Brasil

DICAS

Algumas dicas de escritores e escritoras presentes na última FLIP

PÉROLAS

Por Conceição Evaristo

PÉROLAS

Por Adelaide Ivánova

PÉROLAS

Por Lázaro Ramos

Edição 344
Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Índice
Receba o Boletim NPC
E-mail
Nome
Cidade
Estado
NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação
Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895
Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário