Governo da Venezuela manifesta solidariedade a Lula após STF negar habeas corpus

Em nota oficial, governo venezuelano afirma que ex-presidente foi alvo da 'mais grotesca injustiça'; 'setores retrógrados utilizam via judicial para perseguir líderes progressistas', afirma nota

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

O governo da Venezuela manifestou nesta quita-feira (05/04) sua solidariedade a Lula após o ex-presidente ter seu habeas corpus negado pelo STF e afirmou que o petista é “objeto da mais grotesca injustiça”.
“Mais uma vez, os setores retrógrados e antidemocráticos do Brasil utilizam a via judicial para perseguir líderes progressistas e para limitar o direito do povo brasileiro de reorientar seu caminho pela via da igualdade e da unidade nacional”, afirmou em nota oficial o governo venezuelano.
Segundo o comunicado, o ex-presidente Lula foi alvo “da mais grotesca injustiça por parte de setores da direita brasileira com o propósito de impedir sua iminente eleição como presidente do Brasil”.
Fotos Públicas/Ricardo Stuckert

Em nota oficial, o governo venezuelano afirma que o ex-presidente é alvo da "mais grotesca injustiça"

Parlamentares da América Latina e da Europa manifestam apoio a Lula

'Dói a alma esta injustiça', diz Maduro após STF negar habeas corpus a Lula; veja outras reações

'Democracia brasileira está com problemas', diz Lucía Topolansky, vice-presidente do Uruguai

 
“Hoje no Brasil se evidenciou outra prova do golpe continuado a fim de forçar a restauração conservadora”, afirma a nota. O governo venezuelano ainda considera que “mais cedo ou mais tarde, e por ação decidida do povo, a democracia irá regressar para o Brasil”.
Lula teve seu pedido de habeas corpus negado pelo STF nesta quinta-feira (05/04) por 6 votos a 4, em sessão que durou cerca de nove horas.
Leia a nota traduzida na íntegra:
O Governo da República Bolivariana da Venezuela expressa sua sincera solidariedade ao companheiro Lula da Silva, que foi objeto da mais grotesca injustiça por parte dos setores da direita brasileira com o propósito de impedir sua iminente eleição como Presidente do Brasil.
Mais uma vez, os setores retrógrados e antidemocráticos do Brasil utilizam a via judicial para perseguir líderes progressistas e para limitar o direito do povo brasileiro de reorientar seu caminho pela via da igualdade e da unidade nacional.
Hoje, no Brasil, se evidenciou outra prova do golpe continuado a fim de forçar a restauração conservadora. Para tanto, não se importaram em utilizar ameaças e intimidações às instituições e setores populares.
O Governo da República Bolivariana da Venezuela considera que mais cedo ou mais tarde, e por ação decidida do povo, a democracia irá regressar para o Brasil, para que esse grande país cumpra o papel histórico que lhe cabe na construção da Grande Patria Nuestroamericana.