247 - Maria Inês Fini, presidenta do Inep, a autarquia responsável pela realização do Enem, respondeu ao presidente eleito Jair Bolsonaro, pois o futuro chefe do Executivo federal disse que a sua gestão não permitirá a inclusão de determinadas questões no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"Não é o Governo que manda na prova", disse ela ao jornal
El País. "O Inep tem uma diretoria específica de técnicos consagrados que com a ajuda de uma série de educadores e professores universitários de todas as regiões do país elaboram a prova", afirmou.
De acordo com a dirigente, o Inep, por ser uma autarquia governamental, é "alinhadíssimo com o Ministério da Educação", mas a prova é de responsabilidade total do instituto, o que reserva a ele autonomia para elaborar as questões sem intervenção direta do Governo.
"Em momento algum houve qualquer perspectiva de doutrinação, de valorização de uma posição em detrimento da outra", diz ela. "Eu só lamento que algumas leituras tenham sido equivocadas, mas cada pessoa, cada leitor do mundo faz uma interpretação do texto da maneira como quer, não é? Com a sua cultura, com seus valores e com as suas ideologias", completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário