quinta-feira, 9 de maio de 2019

EUA se comportam como 'caubói do Oeste' com Venezuela, diz chanceler espanhol

EUA se comportam como 'caubói do Oeste' com Venezuela, diz chanceler espanhol

Ministro das Relações Exteriores da Espanha também criticou a ativação, por parte de Washington, do capítulo 3 da lei Helms-Burton contra Cuba

O ministro de Relações Exteriores da Espanha, Josep Borrell, afirmou nesta quarta (08/05), em entrevista à emissora de TV pública do país, que os Estados Unidos se comportam como “caubói” quando o assunto é a Venezuela.
“A administração americana está como o caubói do Oeste, dizendo ‘olha que eu saco minha arma!”, ironizou. “Não queremos que ninguém saque a arma. Ao contrário, estamos pedindo uma solução pacífica, negociada e democrática. Isso é difícil? É.”
Borell classificou de “tentativa de golpe militar” as ações, da semana passada, do deputado opositor Juan Guaidó, que tentou derrubar o governo Maduro dizendo que tinha o apoio de militares. “Seguimos rechaçando as pressões que margeiam as intervenções militares”, disse.
A Espanha, apesar disso, reconhece o que chama de “legitimidade” de Guaidó.
Cuba
O chanceler também criticou a ativação, por parte de Washington, do capítulo 3 da lei Helms-Burton contra Cuba. Este trecho da lei abre caminho para que sejam abertos processos judiciais contra empresas estrangeiras na ilha caribenha, ao dar o direito de apresentar queixas sobre propriedades expropriadas após a Revolução Cubana.
“Ema prova de mais uma falta de cooperação por parte da administração norte-americana e da adoção de medidas fora do seu território que consideramos constituírem um abuso de poder, ao qual nos opomos", disse.
Nabil Mounzer/EFE
EUA se comportam como 'caubói do Oeste', disse Borell

Nenhum comentário:

Postar um comentário