Frente de brasileiros no exterior realiza encontro na Alemanha em defesa da democracia no Brasil
Evento conta com participação de personalidades políticas e traz exposições culturais; e pretende 'planejar ações que fortaleça a resistência aos retrocessos no Brasil'
A Frente Internacional de Brasileiros pela Democracia e contra o golpe (Fibra) realizará nesta sexta-feira (16/08) o II Encontro Internacional de coletivos brasileiros que lutam pela democracia do Brasil no exterior. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de agosto em Berlim, na Alemanha.
A edição deste ano, intitulada "Fomos, Somos e Seremos Resistência", pretende reunir mais de 200 brasileiros que vivem no exterior para "planejar as ações para o próximo período, fortalecendo a resistência aos retrocessos no Brasil".
Nos três dias de evento, o grupo tem a intenção de proporcionar à militância internacional um debate sobre "a conjuntura política do Brasil" e discutir a defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A programação conta com oficinas culturais, exposição fotográfica, exibição de filme e painel de debate. Além disso, terá a participação de Maria Dantas, brasileira eleita deputada da Espanha, o ex-deputado do Psol Jean Wyllys e presença da filósofa Marcia Tiburi.
Divulgação
Evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de agosto em Berlim, capital da Alemanha
Logo após a abertura do encontro, o público poderá participar do painel "Diálogos de um Brasil que resiste", com a presença do jornalista e fundador de Opera Mundi, Breno Altman.
O II Encontro Internacional da Fibra ainda inclui a exibição do filme "Entre Homens de Bem", dos diretores Caio Cavenchi e Carlos Juliano Barros. O longa metragem mostra três anos do dia-a-dia de Wyllys na Câmara dos Deputados.
Por fim, no encerramento do encontro, será protocolado um documento dos coletivos que visa apontar os retrocessos que estão acontecendo no Brasil. O texto será assinado pelos movimentos participantes.
16, 17 e 18 de agosto
Franz-Mehring Platz 1 – Berlim (Alemanha)
Confira a programação completa do evento:
Dia 16: Workshop/Painel/Exposição
14h30 - 15h - Credenciamento
15h - 17h - "Resistir é arte" (Oficinas Culturais)
17h30 - 18h - Apresentação cultural
18h - 18h15 - Abertura Oficial
18h15 - 20h30 - Painel*: “Diálogos de um Brasil que resiste”, com as participações de Maria Dantas (Deputada da Espanha), Breno Altman (Jornalista), Renata Souza (Deputada Estadual ALERJ). A mediação será feita por Bárbara Santos, Coordenadora Artística do Kuringa de Berlim. (*Poderá sofrer alterações/Aberto ao público)
20h30 - Abertura da exposição coletiva "As Ruas do mundo são nossas" com fotos dos Coletivos e de Ricardo Stuckert, seguida de confraternização, com a participação de Marcia Tiburi (Filósofa).
Dia 17: Oficina de organização da Fibra*
20h30 - Cinema de Verão com Jean Wyllys.
Filme: "Entre homens de bem". * Fechada para o público em geral
Dia 18: Encerramento/Documento de Berlim
8:h30 - 9h - Recepção
9h - 9h45 - Fechado ao público
9h45 - 12h - Conclusão do documento de Berlim
12h -12h30- Atividade cultural
12h30 às 13h - Encerramento com ato de defesa da liberdade de Lula
13H - Almoço
Nenhum comentário:
Postar um comentário