UFRGS cassa títulos de Costa e Silva e Médici
Militares perderam títulos de Honoris Causa por 48 votos; recomendação foi feita pelo Ministério Público Federal
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) cassou os títulos de doutores Honoris Causa dos ex-presidentes generais Arthur da Costa e Silva e Emilio Garrastazu Médici.
A decisão é de caráter irrevogável, e foi tomada pelo Conselho Universitário da instituição na última sexta-feira (19/08) por 48 votos, uma abstenção e um voto contrário.
A cassação dos títulos de Costa e Silva e Médici foi uma recomendação do Ministério Público Federal, uma vez que ambos foram citados no relatório da Comissão Nacional da Verdade como autores de graves violações de direitos humanos.
Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA
Ao mesmo tempo, o MPF citou em sua recomendação que professores, estudantes e servidores da própria instituição federal “foram diretamente atingidos pelos atos de exceção indicados, através de expurgos diretos ou de forma difusa pela restrição de direitos de reunião e de manifestação de pensamento, entre outros direitos violados”. É o que cito o MPF em sua recomendação.
As informações são da Rede Brasil Atual.
Leia Também
Os horrores da Ditadura Militar do ponto de vista das mulheres que lutaram por democracia. Assista
Caminhada do Silêncio lembra vítimas da ditadura militar e do Estado brasileiro
Eny Raimundo Moreira, a advogada que enfrentou a ditadura militar, por Frei Betto
Governo Bolsonaro age para recontar história da ditadura militar
Símbolo da ditadura militar, Major Curió morre aos 87 anos
Os que trouxeram os coturnos para dentro do STF e TSE, por Wilson Ramos Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário