quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Palavras de Fidel a Nelson Mandela

PALAVRAS DE FIDEL A NELSON MANDELA

Querido e velho amigo,

Tenho a enorme satisfação em vê-lo reconhecido por todas as instituições políticas do mundo como símbolo de liberdade, justiça e dignidade humana.

Fizeram-te trabalhador forçado nas pedreiras, tal como aconteceu com Martí aos 17 anos.

Passei menos de dois anos no presídio, como preso político, mas foi tempo suficiente para entender o que significam 27 anos recluído à solidão de uma prisão, separado dos amigos e da família.

Nos últimos anos de teu martírio, a tua pátria sob a tirania do regime de apartheid, após a Batalha de Cuito Cuanavale, converteu-se em um instrumento de guerra contra os combatentes internacionalistas cubanos e angolanos que avançavam sobre a Namíbia ocupada. Os teus algozes não conseguiram esconder-te as notícias de solidariedade que o povo, sob tua orientação, despertava entre todas as pessoas honestas na Terra.

O inimigo, então, como agora, estava prestes a assestar um golpe nuclear contra as tropas de libertação, no seu avanço incontido contra o sistema odioso de apartheid.

Eles jamais explicaram a origem desses instrumentos de morte e para onde, depois, foram levados.

Tão logo chegastes à presidência da África do Sul, eleito pelo povo, visitastes o nosso país e prestastes solidariedade a Cuba.

Hoje, a humanidade está sob ameaça permanente do maior perigo em toda a história da espécie humana.

Exerce toda a tua imensa força moral para que a África do Sul mantenha-se longe das bases militares dos Estados Unidos e da OTAN.

Os amigos do regime de apartheid de então, competem hoje, cinicamente para simular amizade.

Para sobreviver a um desastre nuclear que se aproxima os povos da África, mais que nunca, precisam de conhecimento científico e progresso tecnológico da África do Sul.

A humanidade ainda pode ser preservada dos golpes sinistros de uma tragédia nuclear que nos ameaça e da destruição ambiental, que já é uma realidade.

Fraternalmente,

Fidel Castro Ruz


18 de julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário