sábado, 13 de fevereiro de 2016

Mais de 15 milhões de pessoas sofrem com falta de moradias na França

Mais de 15 milhões de pessoas sofrem com falta de moradias na França

Por RFI
mediaQuase quatro milhões vivem em moradias precárias na França, se acordo com a Ong Abbé Pierre.fondation-abbe-pierre.fr/ DRFAP
A Fundação francesa Abbé Pierre faz um triste alerta nesta quinta-feira (28): mais de 15 milhões de pessoas são afetadas pela crise da moradia na França. Em seu relatório anual, a Ong pede mais vontade política para resolver o problema.
De acordo com o documento, houve um expressivo aumento de pessoas sem moradia na França: um acréscimo de 50% entre 2001 e 2012, totalizando 141,5 mil indivíduos que estão na rua atualmente. Além disso, quase quatro milhões vivem em moradias precárias, muitas vezes sem água, chuveiro ou banheiro e calefação. Cerca de 935 mil ocupam imóveis superlotados, um número que aumentou 17% desde 2006.
Além disso, a cada ano na França quase 500 indivíduos sem domicílio fixo morrem nas ruas. "A sexta potência do mundo não pode abandonar as pessoas como acontece hoje", ressalta o relatório.
Crise da moradia atinge mais pobres
Segundo o delegado geral da fundação, Christophe Robert, "o problema das moradias precárias atinge sobretudo as classes populares". Para ele, essa crise "é o reflexo e o acelerador das desigualdades". A quantidade de pessoas que recebem menos de 40% do salário mínimo (€ 660 por mês), havia diminuído entre 1996 e 2002, mas voltou a aumentar na última década.
A Ong constata que os engajamentos políticos para lutar contra o problema "simplesmente desapareceram". O objetivo de construir 500 mil novas moradias por ano, entre elas 150 mil alojamentos sociais, "está muito longe de ser atingido", sublinha o relatório.
Apelo ao governo
A Abbé Pierre faz um apelo para que o poder público reaja às graves estatísticas que apresenta, sobretudo construindo mais imóveis acessíveis à população mais carente. Pede também uma política de prevenção contra expulsões de locatários e expulsões, regulando de forma mais eficaz o mercado imobiliário.
Em resposta, a ministra francesa da Habitação, Sylvia Pinel, prometeu fazer novas propostas para destinar moradias do setor privado a fins sociais. "Realizaremos ações nos próximos três meses para acelerar o acesso a alojamento das famílias em dificuldade", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário