quinta-feira, 21 de abril de 2016

'Tem imperialismo aí', afirma líder sindical Raphael Martinelli sobre impeachment de Dilma

'Tem imperialismo aí', afirma líder sindical Raphael Martinelli sobre impeachment de Dilma

'Os interesses do imperialismo não mudaram, mas a forma de agir, sim', diz Martinelli, que analisa semelhanças e diferenças entre a crise atual e o movimento contra Jango em 1964



Hoje [14/04] pela manhã, falei longamente por telefone com Raphael Martinelli. Queria ouvir o experiente sindicalista e combatente de esquerda a respeito da ofensiva conservadora, materializada, neste momento, no pedido de impeachment da presidente Dilma. Martinelli, aos 92 anos, fala com desembaraço, clareza e, por que não dizer, entusiasmo.
Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados

Segundo líder sindical, setores conservadores e reacionários têm muita força no Congresso e no processo político do país 
As mais de nove décadas de vida, grande parte na luta política, dão a um dos últimos sobreviventes do CGT (Comando Geral dos Trabalhadores) a condição de ter vivenciado a crise que levou Getúlio ao suicídio e, nos 10 anos seguintes, os ataques ao governo JK, a campanha contra Jango e, por fim, o golpe de Estado em 1º de abril de 1964.
Inevitável perguntar que semelhanças e diferenças há entre a crise atual e o movimento contra Jango. Martinelli: “Os interesses do imperialismo não mudaram, mas a forma de agir, sim. O modelo de golpe militar se esgotou. Agora, procuram dar uma fachada de legalidade ao golpe, como fizeram no Paraguai e tentam por meio desse pedido de impeachment”. À frente da ofensiva, “como sempre”, ele ressalta, os Estados Unidos.
A diferença, observa o experiente militante, é o fator militar. Ele comenta: “Os atuais comandos das Forças Armadas não estão contaminados, como em 1964, quando foram levados ao golpe por uma forte campanha que denunciava o esquerdismo de Jango e uma suposta república sindicalista”. Para Martinelli, não existe mais entre as Forças o que chama de “uma visão americanista”.
A primeira crise grave vivenciada por Raphael Martinelli foi em 1954 – e resultou no suicídio do presidente, em agosto. “Eu já era dirigente ferroviário, do Sindicato dos companheiros da Santos-Jundiaí. Militava no PCB e discordava da critica do partido a Getúlio, que vinha adotando posições nacionalistas e progressistas, por meio da criação da Petrobras e do reconhecimento de Sindicatos que não estavam sob as asas de Federações e Confederações pelegas”.
A queda de Getúlio foi respondida por uma paralisação geral. Martinelli lembra: “A morte do presidente pôs milhões nas ruas e a reação popular impediu uma ditadura. Os ferroviários estavam com greve decretada, mas esperamos a adesão de outras categorias e fizemos greve geral em 2 de setembro”.

Deputados se comportaram como 'torcedores bêbados em um estádio de futebol', diz 'Irish Times'

Impeachment de Dilma 'é uma tragédia e um escândalo', diz jornal britânico The Guardian

Raduan Nassar: Judiciário estará acima da lei?

PUBLICIDADE
Entre 1954 e 1964, não houve trégua. O próprio Juscelino quase não tomou posse, devido à reação de setores das Forças Armadas, da imprensa e de segmentos da elite (“O Marechal Lott praticamente garantiu a posse”, relembra Raphael Martinelli). Na época, ele presidia a Federação dos Ferroviários no Rio de Janeiro e foi ativo participante dos acontecimentos. O sindicalismo formava frentes de ação, entre as quais o PUA (Pacto de Unidade de Ação), que reunia categorias mais organizadas, que, mais tarde, organizaram o CGT (Comando Geral dos Trabalhadores).
Jango - Para Martinelli, “havia setores fascistas na área militar, antes simpáticos a Alemanha e Itália; esse grupo predominou dizendo que Jango implantaria uma ditadura sindical e de esquerda”. Ele comenta: “Com esse discurso, enganaram o povo e o próprio clero”. Nas sombras, observa Martinelli, sempre o capital internacional e os Estados Unidos. Ele também ressalta o papel agressivo da grande imprensa, “desde a campanha contra Getúlio”.
Hoje - Segundo Raphael Martinelli, há uma grave crise internacional, “inclusive no setor financeiro, como ocorreu nos Estados Unidos em anos passados”. Essa crise acirra as disputas. Para o líder ferroviário, que, anos depois, viria ajudar a fundar a ALN (Aliança Libertadora Nacional), “o Brasil incomoda por ser o líder de uma região em disputa, que é a América Latina”. Também incomoda, na sua análise, por integrar o Brics, novo bloco econômico e anti-hegemônico.
Erros - O velho militante não exime o PT de erros e desvios. Mas observa que os setores conservadores e reacionários têm muita força no Congresso e no processo político. “O governo deu não sei quantos ministérios ao PMDB. São Pastas que movimentam bilhões. Eles vêm controlando tudo isso e agora dizem não ter responsabilidade pela crise e pela corrupção”, critica.
Raphael Martinelli faz questão de reafirmar que “impeachment é golpe” e que as chamadas pedaladas são ações meramente administrativas, praticadas por outros governos também. Ele critica a política econômica atual. “Tem que mudar e discutir os rumos com o povo, fazendo só as concessões necessárias”.
Temer - Insisto, vamos considerar a hipótese do impeachment passar e o vice Temer assumir. Pergunto a Raphael Martinelli como seria. Sua resposta: “A política dessa gente é privatizar tudo, entregar tudo, entregar nosso pré-sal, liquidar a Petrobras e, com isso, atrair bilhões do capital internacional para investimentos no setor privado e em áreas antes sob controle nacional”.
Texto originalmente publicado na Agência Sindical

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário