segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ATÉ QUANDO? Seis brasileiros possuem metade da renda do Brasil

Seis brasileiros possuem metade da renda do Brasil

Pixabay
Joseph Safra, Jorge Paulo Lemann, Marcel Hermmann Telles, Carlos Alberto Sicupira, Eduardo Saverin e Ermírio Pereira de Morais. Juntas, essas seis pessoas possuem uma riqueza equivalente a de metade da população brasileira, de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira, 25, pela ONG Oxfam. Segundo os dados obtidos na pesquisa, os “super-ricos”, o equivalente a 1% da população, ganham em um mês o que um brasileiro que recebe o salário mínimo levaria 19 anos para obter. Os 5% mais ricos possuem uma fatia de renda equivalente aos 95% restantes dos cidadãos brasileiros.
“O que nos choca muito, na verdade, é que o Brasil é um país desigual com potencial para não ser desigual. É um país rico, é um país que tem as condições de enfrentar e reduzir a desigualdade extrema que nós temos”, explica Katia Maia, diretora-executiva da Oxfam Brasil, em entrevista à agência Reuters.
Desigualdade aumenta
Em 2017, o Brasil caiu 19 posições no ranking mundial de desigualdade social, elaborado pela Organização das Nações Unidas. Na América Latina, o país fica atrás apenas da Colômbia e de Honduras.
Por que tanta desigualdade?
Para os responsáveis pelo estudo, há uma série de motivos para o aumento da desigualdade social no país. O principal deles é o sistema tributário brasileiro. “Ele pesa muito sobre os mais pobres e a classe média”. Além disso, a discriminação de raça e gênero, que “promove violência cotidiana aos direitos básicos de mulheres e negros” e o fato de o sistema democrático “concentrar poder e ser altamente propenso à corrupção” . Confira a pesquisa completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário