quarta-feira, 15 de maio de 2019

“Aprendi que todo ser humano merece respeito”, diz Clara Charf durante homenagem

Mariane Barbosa

“Aprendi que todo ser humano merece respeito”, diz Clara Charf durante homenagem

Ativista recebeu o título de cidadã paulistana por iniciativa da vereadora Juliana Cardoso: “é uma forma de reconhecermos sua história de luta”; Veja fotos

VANESSA MARTINA SILVA
MARIANE BARBOSA
 São Paulo (SP) (Brasil) 
Diálogos do Sul Diálogos do Sul
Aos 92 anos e após ter sua história contada inúmeras vezes por militantes que sonham com um país melhor, Clara Charf, recebeu mais uma homenagem por sua contribuição à história do país. 
Em reconhecimento ao importante papel de sua militância no Brasil, ela recebeu, da Câmara Municipal de São Paulo, nesta segunda-feira (13), o título de Cidadã Paulistana. 
A iniciativa para a homenagem partiu da vereadora Juliana Cardoso (PT). “A entrega desse título para Clara Charf é uma forma de reconhecermos sua história de luta”, disse.
Mariane Barbosa
Clara Charf recebe mais uma homenagem por sua contribuição à história do país
Nordestina de Maceió, Clara integrou a primeira turma de aeromoças brasileiras. Ela conta que sempre sonhou por um Brasil onde as mulheres pudessem escolher e exercer a profissão que quisessem. 
Em sua militância, sempre esteve presente na luta política dos direitos humanos e atuou ativamente no combate à ditadura ao lado do seu ex-marido, Carlos Marighella. 

Homenagem

“Eu tenho muito orgulho de ter tido a oportunidade de dar esse título a você”, disse a vereadora Juliana Cardoso. 
Clara Charf e vereadora Juliana Cardoso
“Estamos vivendo um momento muito intenso, muito difícil na nossa história política. Prenderam [o ex-presidente] Lula. E junto com ele, prenderam todos os sonhos da classe trabalhadora. Prenderam todos os direitos que vocês conquistaram, quando foram para as ruas, para a luta”, desabafou.
Clara recebeu as honras da casa junto à flores, pelas mãos das mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e discursou: “aprendi com meus pais que todo ser humano merece respeito, pois somos todos iguais, independente de qualquer coisa. Se dê bem com todo mundo e você poderá mudar a desigualdade desse mundo”.
O evento na Câmara Municipal paulistana contou com a presença de Sara Grispo, irmã de Clara e Carlos Augusto Marighella, filho de Marighella. Também estiveram presentes figuras importantes da política brasileira, como Eleonora Menicucci (socióloga brasileira e ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres), Eduardo Suplicy (ex-senador e atual vereador de São Paulo), José Genoino (ex- presidente do Partido dos Trabalhadores), Amelinha Teles (ex-militante do Partido Comunista do Brasil) e João Pedro Stédile (economista, escritor e coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Companhia do Tijolo em homenagem à Clara Charf
Com diversos depoimentos dos convidados especiais, a noite foi marcada por emoção e regada a música e poesia, apresentadas pelo grupo Companhia do Tijolo, que emocionou os presentes. “Alerta! Desperta! Ainda cabe sonhar!”, dizia uma das canções.

Confira as fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário