terça-feira, 11 de junho de 2019

Saiba quem é Glenn Greenwald, o jornalista que revelou o escândalo da #VazaJato

Flickr / Arquivo pessoal

Saiba quem é Glenn Greenwald, o jornalista que revelou o escândalo da #VazaJato

Um dos fundadores do The Intercept, Greenwald trabalhou no The Guardian e ganhou o Prêmio Pullitzer em 2014

REDAÇÃO REVISTA FÓRUM
Revista Fórum Revista Fórum
Vencedor de diversos prêmios, entre eles o Pullitzer, por reportagens sobre o vazamento da NSA por parte de Edward Snowden, o jornalista estadunidense Gleen Greenwald é um dos pivôs da Vaza Jato. Editor fundador do The Intercept Brasil, ele considera que o material que chegou ao veículo é “um dos maiores da história do jornalismo.
Um dos três fundadores do The Intercept, Greenwald já atuou no The Guardian e colaborou com a reportagem do veículo que venceu o Prêmio Pullitzer em 2014, sobre os escândalos da Agência de Segurança Nacional – EUA vazados por Snowden.
Essa foi a primeira vitória do tradicional Guardian no prêmio que considerado um dos mais importantes do mundo e projetou Greenwald no cenário internacional.
Pela mesma reportagem, Greenwald foi o primeiro estrangeiro a vencer o Prêmio Esso de Excelência em Reportagens Investigativas no Brasil.
Facebook The Intercept Brasil
O jornalista há muito tempo denúncia as mazelas da justiça brasileira
Após a divulgação da NSA, foi um dos fundadores do The Intercept, que possui uma edição internacional e uma edição brasileira, que chegou junto do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff. Greenwald se divide entre os Estados Unidos e o Brasil, onde é casado com o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ). Além de jornalista, é advogado constitucionalista e autor de quatro livros entre os mais vendidos do New York Times na seção de política e direito.
Para Greenwald, o Vaza Jato abala as estruturas do judiciário brasileiro. “O arquivo fornecido pela nossa fonte sobre o Brasil é um dos maiores da história do jornalismo. Ele contém segredos explosivos em chats, áudios, vídeos, fotos e documentos sobre Deltan Dallagnol e Sérgio Moro e muitas facções poderosas. Nossas reportagens acabaram de começar”, publicou em seu Twitter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário