domingo, 7 de maio de 2017

Governo tentou excluir deputado de lista de oradores da ONU para evitar 'problemas', diz jornal


Governo tentou excluir deputado de lista de oradores da ONU para evitar 'problemas', diz jornal


Paulão (PT-AL) viajou a Genebra para apresentar relatório alternativo sobre direitos humanos no Brasil; texto oficial foi apresentado pela ministra Luislinda Valois
O governo do Brasil tentou impedir que o deputado federal Paulão (PT-AL) fosse incluído na lista de oradores da delegação que foi ao Conselho de Direitos da ONU em Genebra, na Suíça, e pudesse tomar a palavra. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, diplomatas brasileiros se reuniram com serviços da ONU para falar sobre “problemas” que o deputado poderia causar caso fosse credenciado. A tentativa, no entanto, não surtiu efeito.
Paulão viajou a Genebra como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Ele foi apresentar um relatório alternativo ao do governo sobre como anda a questão no Brasil. O relatório oficial foi apresentado pela ministra Luislinda Valois.
O parlamentar apresentou seu relatório As questões de direitos humanos dos países são avaliadas na ONU por meio de um rodízio. Em 2012, última vez em que o Brasil passou pela sabatina, o então presidente da comissão, deputado Domingos Dutra (na época, filiado ao PT), havia sido incluído na lista de oradores.
Segundo o Estado de S. Paulo, o Itamaraty afirmou na semana passada que Paulão não estava credenciado. Nesta quinta (04/05), questionada novamente, o Ministério de Relações Exteriores afirmou que o parlamentar faria parte da delegação e, inclusive, obteve seu credenciamento com a ajuda da missão diplomática brasileira na cidade suíça.
Paulão afirmou ao jornal que, durante dias, o governo “fez de tudo para dificultar” a viagem e, na quinta, ainda não havia recebido nenhuma confirmação de que seria autorizado a falar.

A convite do Brasil, tropas dos EUA participarão de exercício militar inédito na Amazônia

Juiz Sérgio Moro perdeu imparcialidade necessária para julgar Lula, diz advogado de ex-presidente

Projeto de lei de 'reforma' do trabalho rural 'revoga a Lei Áurea', diz procurador-geral do Trabalho

 
Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

Governo tentou fazer com que deputado Paulão (PT-AL) não apresentasse relatório em Genebra

Nenhum comentário:

Postar um comentário