Governo tentou excluir deputado de lista de oradores da ONU para evitar 'problemas', diz jornal
Paulão (PT-AL) viajou a Genebra para apresentar relatório alternativo sobre direitos humanos no Brasil; texto oficial foi apresentado pela ministra Luislinda Valois
O governo do Brasil tentou impedir que o deputado federal Paulão (PT-AL) fosse incluído na lista de oradores da delegação que foi ao Conselho de Direitos da ONU em Genebra, na Suíça, e pudesse tomar a palavra. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, diplomatas brasileiros se reuniram com serviços da ONU para falar sobre “problemas” que o deputado poderia causar caso fosse credenciado. A tentativa, no entanto, não surtiu efeito.
Paulão viajou a Genebra como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Ele foi apresentar um relatório alternativo ao do governo sobre como anda a questão no Brasil. O relatório oficial foi apresentado pela ministra Luislinda Valois.
O parlamentar apresentou seu relatório As questões de direitos humanos dos países são avaliadas na ONU por meio de um rodízio. Em 2012, última vez em que o Brasil passou pela sabatina, o então presidente da comissão, deputado Domingos Dutra (na época, filiado ao PT), havia sido incluído na lista de oradores.
Leia também: ONU cobra do governo do Brasil mais ações no combate a violações de direitos humanos no país
Segundo o Estado de S. Paulo, o Itamaraty afirmou na semana passada que Paulão não estava credenciado. Nesta quinta (04/05), questionada novamente, o Ministério de Relações Exteriores afirmou que o parlamentar faria parte da delegação e, inclusive, obteve seu credenciamento com a ajuda da missão diplomática brasileira na cidade suíça.
Paulão afirmou ao jornal que, durante dias, o governo “fez de tudo para dificultar” a viagem e, na quinta, ainda não havia recebido nenhuma confirmação de que seria autorizado a falar.
A convite do Brasil, tropas dos EUA participarão de exercício militar inédito na Amazônia
Juiz Sérgio Moro perdeu imparcialidade necessária para julgar Lula, diz advogado de ex-presidente
Projeto de lei de 'reforma' do trabalho rural 'revoga a Lei Áurea', diz procurador-geral do Trabalho
Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

Governo tentou fazer com que deputado Paulão (PT-AL) não apresentasse relatório em Genebra
Governo tentou fazer com que deputado Paulão (PT-AL) não apresentasse relatório em Genebra
Nenhum comentário:
Postar um comentário