PRAZERES À MESA
Bela Gil lança livro de receitas com partes 'jogadas fora' dos alimentos
Objetivo da obra é evitar o desperdício e baratear a alimentação saudável. “É um livro para todos os níveis de habilidade culinária, não são receitas complicadas", diz a chef
por Redação RBA publicado 19/03/2019 11h44, última modificação 19/03/2019 12h04
DIVULGAÇÃO
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, 1/3 da comida no mundo vai para o lixo
São Paulo — Receitas com casca de melancia, com semente de mamão, com folhas de couve flor ou ramas da cenoura. Da Raiz à Flor, o novo livro da nutricionista e chef de cozinha Bela Gil, mostra como reutilizar partes dos alimentos normalmente descartados pela população.
“É um livro em que uso partes de alimentos e plantas que seriam jogadas fora. É um livro para falarmos mais sobre desperdício de alimento, algo que acomete nossa sociedade, e também fazer com que a alimentação saudável seja mais barata, mais econômica para a população inteira,” explica Bela Gil, em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, na Rádio Brasil Atual.
Dividido em quatro capítulos (entrada, prato principal, sobremesa e bebidas), o livro apresenta uma série de possibilidades com ingredientes que a chef chama de "novos alimentos que todos já conhecem".
“É um livro para todos os níveis de habilidade culinária, não são receitas complicadas. O objetivo mesmo é pra gente baratear o custo da alimentação saudável”, afirma a chef.
Como exemplo, ela cita o caso do melão, fruta em que normalmente as cascas vão fora, sendo que as cascas representam 50% do produto e, logo, do próprio preço. “É uma forma de valorizarmos o nosso dinheiro e combater o desperdício.”
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 1/3 da comida no mundo vai para o lixo. Nos casos de frutas, legumes e verduras, esse desperdício chega a 50%.
Entre as receitas, ela ensina como a semente do mamão pode ser ressecada no forno e, depois de moída, se tornar uma substituta da pimenta-do-reino. Ou como fazer um chá de casca de cebola, bom para enjoo e má digestão.
Na entrevista, Bela Gil também fala sobre as primeiras medidas do governo de Jair Bolsonaro (PSL) na área da alimentação, e lamenta a liberação de novos agrotóxicos, assim como a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
“Quando se fala de alimentação saudável, a coisa mais importante para produzir um alimento saudável é a saúde da terra. Se a terra estiver envenenada, não tem como o alimento se tornar saudável.”
Ouça a íntegra da entrevista com Bela Gil
https://soundcloud.com/redebrasilatual/em-seu-novo-livro-bela-gil-traz-novo-olhar-a-alimentos-que-sao-descartados-no-dia-a-dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário