domingo, 10 de março de 2019

Sabotagem dos EUA é responsável por blecaute na Venezuela, afirma Maduro

Sabotagem dos EUA é responsável por blecaute na Venezuela, afirma Maduro

O presidente venezuelano ainda classificou as ações como uma guerra de desgaste mediante ataques elétricos contra linhas de transmissão

REDAÇÃO
 São Paulo (Brasil) 
Em primeiro pronunciamento oficial após o blecaute que deixou a Venezuela sem energia elétrica por mais de 24 horas, o presidente Nicolás Maduro afirmou que o país sofreu quatro ataques planejados pelos Estados Unidos.
De acordo com o mandatário, foram dois ataques cibern´éticos, um eletromagnético e um incêndio que atingiram estações elétricas venezuelanas.
"Descobrimos que eles estavam realizando ataques de alta tecnologia, o que nossos especialistas chamam de ataques eletromagnéticos, para sabotar o processo de reconexão. Isso afetou o restabelecimento da eletricidade que chegou a ser parcialmente realizado em Caracas e em alguns estados no leste do país, como Anzoátegui, Monagas, Nueva Esparta, Delta Amacuro e parte de Sucre", disse Maduro.
Segundo o presidente, o objetivo é desestabilizar seu governo por meio de sabotagem cibernética. Maduro disse que os “ataques cibernéticos” ocorreram desde a última quinta-feira (07/03) por meio de pessoas infiltradas na empresa estatal de energia Corpoelec.
O presidente venezuelano ainda classificou as ações como uma guerra de desgaste mediante ataques elétricos contra linhas de transmissão, ocasionando um círculo de interrupção do serviço elétrico e o desgaste constante na reconexão das subestações afetadas.
Maduro também afirmou que os Estados Unidos subestimam o povo venezuelano e advertiu que cada tentativa de agressão que o imperialismo realize "se encontrará uma resposta contundente das e dos patriotas que amamos e defendemos".
O presidente ainda elogiou os trabalhadores do serviço de energia pelo "sacrifício que realizaram" para restituir o serviço elétrico, ao mesmo tempo que destacou a unidade nacional para evitar que a população "caia nas provocações norte-americanas".
Segundo Maduro, outros atentados ocorreram neste sábado (09/03) em pequenas subestações de energia da Venezuela para produzir novos apagões.
Restituição da energia 
Segundo a emissora teleSur, a eletricidade começa a retornar ao país neste domingo (09/03). Ainda que o restabelecimento seja gradativo, a capital Caracas parece estar à frente na restituição de energia elétrica.
O blecaute que começou na quinta-feira (07/03) foi causado, segundo o governo, por sabotagem na hidrelétrica El Guri.
*Com TeleSur
Wikicommons
O presidente venezuelano ainda classificou as ações como uma guerra de desgaste mediante ataques elétricos contra linhas de transmissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário