terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Sistema de contagem de votos em Honduras foi apagado antes de presidente passar a liderar apuração, diz oposição

Sistema de contagem de votos em Honduras foi apagado antes de presidente passar a liderar apuração, diz oposição


Técnicos do TSE afirmaram que todos os dados a partir do dia 26 de novembro foram perdidos; segundo oposição, acusações de fraude 'têm destruído a credibilidade do Tribunal'
A coalizão Aliança de Oposição Contra a Ditadura afirmou, em documento divulgado neste domingo (03/12), que funcionários do Tribunal Supremo Eleitoral de Honduras (TSE) disseram à campanha que o servidor que abrigava os dados das eleições presidenciais ocorridas no mês passado (26/11) foi formatado durante a apuração. Depois que o sistema foi limpo, o presidente Juan Orlando Hernández passou a liderar a contagem dos votos.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi
“O servidor da base de dados foi formatado, isto é, apagado por completo e instalado do zero a partir de 29 de novembro de 2017. As inserções de manuais de uma suposta cópia física são armazenadas em outro servidor. Todos os eventos a partir de 26 de novembro foram eliminados”, afirma o documento do Alianza, assinado pelo ex-presidente Manuel Zelaya, do LIBRE, e por Salvador Nasralla, candidato de oposição ao governo hondurenho.
Ainda segundo o documento da oposição, os técnicos do Tribunal teriam afirmado também que os dados do servidor secundário estavam corrompidos e, portanto, não poderia ter sido utilizado.  Ainda assim, “de acordo com a declaração dos técnicos da TSE, a execução de todas essas ações foi autorizada pelo Tribunal”, afirma o documento.
Ou seja: segundo a denúncia da oposição, toda a contagem feia no período anterior a 29 de novembro - que indicava a vitória de Nasralla - foi apagada e reintroduzida manualmente, por meio de outro servidor que também estava defeituoso. Antes de a formatação acontecer, Nasralla liderava a contagem com uma diferença de 5 pontos percentuais.
Em entrevista à emissora hondurenha TN5, um juiz suplente do TSE, Marco Ramiro Lobo, defendeu uma investigação do ocorrido. "Deve se revisar tudo. O sistema caiu por 10 horas e um dos servidores foi danificado. Creio que tudo isso deve ser investigado e perguntado a empresa contratada".
Foto: Reprodução

Segundo o Alianza, servidores teriam sido formatados

Conselho denuncia violação de direitos humanos em Honduras na repressão a protestos contra possível fraude eleitoral

Papa cobra fim da violência contra manifestações em Honduras

OEA pede que TSE de Honduras reconte mais de 5 mil atas eleitorais; população faz protestos pelo país

 
O documento lista ainda uma série de solicitações que não foram atendidas pelo Tribunal Eleitoral. O Alianza pediu o envio de 5.174 atas, mas só recebeu "um arquivo de números no Excel, sem imagem das atas”.
Por fim, diz que as acusações de fraude “têm destruído a credibilidade do Tribunal perante a comunidade nacional e internacional”. Por esse motivo, exige “que se suspenda de imediato o estado de sítio e se convoque os principais partidos políticos para que através do diálogo se construa um consenso para a verificação da validação do da apuração em definitivo”
Resultado oficial
De acordo com os resultados oficiais divulgados pelo TSE na tarde desta segunda-feira (04/12), o presidente Hernández obteve 42,98% dos votos, contra 41,39% do candidato de Nasralla. 

Segundo os resultados emitidos pelo órgão, Hernández, candidato pelo Partido Nacional de Honduras, obteve 1.411.517 votos, contra 1.359.170 votos deNasralla.

O Tribunal afirmou também que houve 53% de participação no processo eleitoral, o que representa 3.800.800 eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário