quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Boletim do NPC


Boletimdo NPC

11 de agosto de 2017
NOTÍCIAS DO NPC

23º Curso Anual do NPC

NOTÍCIAS DO NPC

NPC dá curso de Mídias Digitais e Comunicação Sindical no Mato Grosso do Sul

ENTREVISTAS

Beto Almeida fala sobre a Venezuela no Espaço Gramsci

ARTIGOS

Era uma Casa chamada Solidariedade

RADIOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO SINDICAL

Sindipetro Litoral Paulista: comunicação eficiente e conectada

[Rosângela Ribeiro Gil – NPC / São Paulo] Ainda antes das seis horas da manhã do dia 8 de agosto último, recebi em meu WhatsApp texto e vídeo sobre uma explosão em uma subestação de energia da Unidade Termelétrica (UTE) Euzébio Rocha, por volta das 18h45 do dia anterior, em Cubatão (SP), que provocou apagão completo por mais de meia hora da termoelétrica e também da Refinaria Presidente Bernardes. Fiquei impressionada com a rapidez e a qualidade do material informativo, o que me deixou curiosa para conhecer quem estava à frente dessa comunicação sindical. Liguei para o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (SindipetroLP) e falei com a Carolina Mesquita, uma das jornalistas do setor de imprensa do local, que me explicou que a produção de material audiovisual ficou pronto tão rápido porque eles têm um profissional plantonista. Fato totalmente justificado já que a unidade da Petrobras não para e os acidentes, infelizmente, também não. “O departamento de imprensa de uma entidade sindical é um dos setores mais estratégicos de um sindicato de trabalhadores.” A observação é de Fábio Mello, coordenador do setor do SindipetroLP que falou ao BoletimNPC. Para ele, a comunicação sindical cumpre um papel muito além do informativo, “ela tem dimensão mobilizadora”. Ele cita uma experiência recente, em 2015, na greve da categoria que durou 23 dias, em todo o País. “Com a publicação dos nossos vídeos – muitos desses com trabalhadores da base protagonizando fortes gritos de ordem, com palavras de luta – exercemos uma influência muito positiva para os petroleiros de outras bases.” Ele explica que esses vídeos se multiplicaram pelos celulares, por meio de várias ferramentas digitais e redes sociais, como o WhatsApp. “Foi uma injeção de ânimo aos trabalhadores que estavam em dúvida sobre a continuidade da luta.” | Clique e confira a matéria completa e o vídeo feito pela equipe do SindipetroLP.
DE OLHO NA MÍDIA

Do manual do ativista escaldado – Parte 7

DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

Google estaria a caminho da ‘censura política’?

[Por Andre Damon e Niles Niemuth, do WSWS, com tradução de Inês Castilho, do Outras Palavras] Nos últimos três meses, desde que o Google anunciou seus planos de não deixar que usuários acessem “fake news” (notícias falsas), o tráfego global de um amplo leque de organizações de esquerda, progressistas, contra a guerra ou em favor dos direitos democráticos teve queda significativa. Em 25 de abril, o Google anunciou que havia implementado mudanças em seu serviço de busca para tornar mais difícil acessar o que chamou de informação de “baixa qualidade”, um conceito que inclui as chamadas “teorias de conspiração” e “fake news”. O World Socialist Web Site (WSWS) foi um dos alvos dos novos “métodos de avaliação” do Google. Enquanto em abril de 2017 as buscas do Google deram origem a 422.460 visitas ao WSWS, este mês o número caiu para cerca de 120 mil, uma queda de mais de 70%. David North, presidente do Conselho Editorial Internacional do WSWS, afirmou que o Google está engajado em censura política. “O World Socialist Web Site existe há cerca de 20 anos”, disse, “e desenvolveu uma ampla audiência internacional. Durante a última primavera, o número de pessoas que visitaram o WSWS por mês excedeu 900 mil.” “Embora um percentual significativo de nossos leitores entrem no WSWS diretamente, muitos internautas acessam o site por meio de ferramentas de busca, das quais o Google é a mais usada”, disse David North, que coordena o comitê editorial do site. Ele prosseguiu: “Não há explicação inocente para uma queda tão acentuada no número de leitores provenientes das buscas do Google, quase da noite para o dia.” | Leia o texto completo.
NPC INFORMA

Amarc discute rádio e direito à comunicação com povos da Amazônia

NPC INFORMA

UNE completa 80 anos nesta sexta-feira

NPC INFORMA

Guia traz orientações a rádios comunitárias para ações de fiscalização e processos judiciais

PROPOSTA DE PAUTA

Violência doméstica no Brasil

DE OLHO NA VIDA

33% das contribuições previdenciárias do trabalhador não entram nos cofres do INSS

DE OLHO NO MUNDO

Governo de Israel anunciou que banirá Al Jazeera do país

O ministro das Comunicações de Israel, Ayoob Kara, anunciou que pretende revogar as credenciais dos jornalistas da Al Jazeera no país e fechar os escritórios da emissora de TV em Jerusalém. A Al Jazeera foi proibida de participar da coletiva de imprensa em que foi feita a declaração, no domingo, 6 de agosto, em Jerusalém. O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu já vinha ameaçando a Al Jazeera e, em julho, alegou que a rede estaria incitando a violência no país. Não foi anunciado um prazo para a revogação das credenciais dos profissionais e para o encerramento das atividades do escritório da rede. O governo pretende, ainda, interromper as transmissões via satélite e cabo no país. A emissora do Catar já foi banida na Arábia Saudita, no Bahrein, nos Emirados Árabes Unidos e no Egito, países que, em junho, acusaram a Al Jazeera de promover o extremismo. A Federação Internacional de Jornalistas condenou a atitude do governo de Israel e declarou que se opõe ao que chamou de caça às bruxas contra a mídia na região. Para o analista político da própria Al Jazeera, Marwan Bishara, a atitude é autoritária, demonstrando uma sinergia entre Israel e as ditaduras do mundo árabe. Segundo declarou ao site da rede, encerrar as atividades da emissora não vai diminuir a violência, que é causada pela repressão e pela ocupação militar na região e não pelas reportagens sobre a situação. | Com informações do Opera Mundi e da Al Jazeera. | Foto: Agência EFE
MEMÓRIA

Cais do Valongo, símbolo de um crime contra a humanidade

DICAS

Rio recebe filme e exposição “Arpilleras – Bordando a Resistência”

DICAS

VOLKS E DITADURA. Cúmplices?

PÉROLAS

Por Eduardo Villas Bôas

PÉROLAS

Por Sílvio Luiz Muniz Gonçalves, jornalista sindical dos petroleiros de Santos

Edição 346
Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Índice
Receba o Boletim NPC
E-mail
Nome
Cidade
Estado
NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação
Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895
Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário