quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Venezuela é 'elo estratégico' em tentativa dos EUA de recolonizar América Latina, diz Evo Morales



Venezuela é 'elo estratégico' em tentativa dos EUA de recolonizar América Latina, diz Evo Morales


Para presidente da Bolívia, Venezuela é 'elo estratégico' para os EUA porque 'possui a maior reserva de petróleo do mundo'; Washington pretende 'primeiro derrubar, depois dominar e depois apossar-se do petróleo venezuelano', afirma
O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta segunda-feira (07/08) a Venezuela é o "elo estratégico" na tentativa dos Estados Unidos de "recolonizar" a América Latina e o Caribe.
"Estamos perante um momento especial e um palco complexo. O império empreendeu a grande batalha para recolonizar a América Latina e o Caribe, e a Venezuela é o elo estratégico", afirmou Morales em um ato com militares, indígenas e camponeses no planalto de La Paz, por ocasião do 192º aniversário das forças armadas.
Para o governante boliviano, aliado de Nicolás Maduro, "a Venezuela é um elo estratégico" para os EUA porque "possui a maior reserva de petróleo do mundo".
Agência Efe

Evo Morales: "a Venezuela é um elo estratégico" para os EUA porque "possui a maior reserva de petróleo do mundo"

Governo Trump está avaliando opções para tirar Maduro do poder, diz secretário de Estado dos EUA

Mercosul opta por política de fragmentação impulsionada pelos EUA, diz ministro venezuelano

Venezuela: Forças Armadas rechaçam ataque a base militar e reiteram apoio a Maduro e à Constituinte

 
"Domínio geopolítico e energia petrolífera é o que o império procura na Venezuela. Primeiro derrubar, depois dominar e depois apossar-se do petróleo venezuelano", opinou.
"O pretexto é o mesmo de sempre: democracia, direitos humanos, terrorismo, tudo com o mesmo verniz, a mesma comédia midiática que [os EUA] usam desde sempre para se apropriar dos recursos naturais", disse o presidente venezuelano.
Segundo Morales, "a pior vergonha para a região" não é só que "alguns governos" se ponham "de joelhos perante a conspiração da CIA contra a Venezuela", senão que "alguns dirigentes antipátria façam os penosos papeis de Felipillos e Malinches".
O nome Felipillo é uma referência ao indígena que acompanhou os conquistadores espanhóis Francisco Pizarro e Diego de Almagro nas suas expedições ao Peru, enquanto Malinche foi a mulher indígena, companheira e tradutora do conquistador Hernán Cortés, considerada uma traidora por alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário